Junho Violeta: violência contra a pessoa idosa é crime

Idosos Republicanos lança campanha de conscientização da violência contra a pessoa idosa no Rio Grande do Sul

Publicado em 08/06/2022 - 17:11

Porto Alegre (RS) – Nesta quarta-feira (8), o Idosos Republicanos Rio Grande do Sul realizou o lançamento das atividades do Junho Violeta, mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa. Neste ano, a campanha tem como tema “Violência contra a pessoa idosa é crime e traz marcas para a sociedade”.

O evento contou com a distribuição de laços na cor violeta e panfletos informativos sobre a rede de apoio e atendimento a pessoa idosa.  O ato aconteceu Largo Glênio Peres, um dos principais pontos do centro de Porto Alegre.

Para o secretário do Idosos Republicanos Rio Grande do Sul, vereador Alvoni Medina, o mês “Junho Violeta” é um mês inteiro dedicado à proteção das pessoas idosas. “O dia 15 de junho deve ser lembrado com a finalidade de repudiar todo ato de violência cometido em desfavor da pessoa idosa e que a sociedade em geral deve estar atenta às diversas formas de violência contra a pessoa idosa. E precisamos chamar ainda mais atenção para esses crimes que cresceram muito com a pandemia e isolamento social”, disse Medina.

Também, a ação no Largo Glênio Peres contou com a participação do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e da deputada estadual, Franciane Bayer.  Durante a atividade, a deputada destacou que o enfrentamento contra qualquer violência se faz em conjunto. “É unindo forças que faremos a diferença e mudaremos os dados de violência contra a pessoa idosa, que hoje atingem 1 em cada 6 idosos em todo o mundo”, ressaltou Franciane.

E, abrilhantando o lançamento do Junho Violeta, associados da ABRAPPS e do grupo Calebe participaram e auxiliaram na divulgação e conscientização da população. Também, estiveram presentes os secretários municipais do Idosos Republicanos Porto Alegre e Canoas, Nilton Belsarena e Ilson Maidana, e a pré-candidata a deputada estadual Eliana Bayer.

VOCÊ SABIA?

Em Porto Alegre, a capital dos gaúchos, a campanha Junho Violeta foi instituída pela Lei 12.838/2021, de autoria do secretário estadual do Idosos Republicanos RS, vereador Alvoni Medina.  E no âmbito estadual, por acompanhar de perto a pauta, a deputada estadual Franciane Bayer é autora da Lei 15.736/2021, sancionada em 2021 e que prevê o Junho Violeta no Rio Grande do Sul. “Precisamos aprender a lidar com estas violações, denunciar e agir com mais vigor nas punições destes crimes.”, explica a deputada.

Texto: Aline Puthin (Mtb 11808) – Ascom/Idosos Republicanos RS
Fotos: Cleiton Pereira

Reportar Erro
Send this to a friend