Idosos Republicanos lança campanha “Envelhecer não significa adoecer. Velhice não é doença”

Objetivo é alertar sociedade sobre classificação da velhice como doença pela OMS

Publicado em 01/10/2021 - 09:26

Brasília (DF) – O Idosos Republicanos lançou, nesta quinta-feira (30), a campanha “Envelhecer não significa adoecer – Velhice não é doença”, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa. Na ocasião, foi empossada a nova executiva do movimento no Distrito Federal, durante evento realizado na sede do Republicanos, em Brasília.

Idosos Republicanos lança campanha "Envelhecer não significa adoecer. Velhice não é doença"A campanha é uma ação para que a sociedade seja alertada sobre a alteração aprovada em 2019, em assembleia da Organização Mundial de Saúde (OMS), que classifica velhice como doença por meio da Classificação Estatística Internacional – CID 11, sob o código MG2A, prevista para entrar em vigor em Janeiro de 2022.

O secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva (PE), manifestou sua indignação contra a proposta. “Não podemos deixar que reduzam a velhice, uma etapa tão importante de nossas vidas, a uma doença. Por isso, repudiamos a inclusão da velhice como enfermidade, e convidamos a sociedade a juntar-se a nós nessa campanha pelo reconhecimento, valorização e respeitos dos idosos”, disse.

O presidente nacional do Republicanos e deputado federal, Marcos Pereira (SP), registrou seu apoio a campanha. “Eu apoio essa campanha, pois o envelhecimento é uma das fases da vida que jamais pode ser vista como doença, mas sim como uma das maiores conquistas sociais”, ressaltou.

O vice-presidente nacional do Republicanos e deputado federal, Marcio Marinho (BA), também manifestou sua indignação contra a nova classificação. “É inadmissível considerar a pessoa idosa como sinônimo de invalidez ou algo negativo. Pelo contrário, é uma pessoa ativa que ainda tem muito que contribuir com a sociedade”, disse.

Idosos Republicanos lança campanha "Envelhecer não significa adoecer. Velhice não é doença"Na mesma linha, a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ) parabenizou a iniciativa e reiterou que a campanha reforça o compromisso do deputado Ossesio Silva com a causa do idosos.

O deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa na Câmara, falou sobre a importância de se promover o envelhecimento ativo, e afirmou que a proposta é um retrocesso para a sociedade, e poderá trazer consequências extremamente negativas.

O evento também contou com a participação do secretário executivo do Idosos Republicanos, Ricardo Quirino; do secretário nacional do Jovens Republicanos, Renato Junqueira; do presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Rusembergue Barbosa; do tesoureiro nacional do Republicanos, Mauro Silva; da vereadora da Câmara Municipal de Anápolis, Cleide Hilário; da secretária do Mulheres Republicanas do DF, Tânia Teixeira; e do administrador regional do Varjão, Lúcio Rogério.

Posse

Durante o evento, o deputado distrital Martins Machado foi empossado secretário do Idosos Republicanos Distrito Federal, e sua executiva.

“Tenho certeza que o deputado Martins Machado, um dos parlamentares mais atuante do Distrito Federal, desempenhará com excelência essa nova missão”, declarou Ossesio Silva.

O novo secretário reafirmou seu compromisso de atuar em defesa dos direitos dos idosos e de fomentar políticas públicas em prol desses cidadãos. “Como presidente da Frente Parlamentar do Idoso na CLDF e secretário do Idosos Republicanos DF, reafirmo meu compromisso com a pessoa idosa e reitero minha missão em ser a voz dos idosos no poder Legislativo, com elaboração de leis e encontrando soluções para garantir a qualidade de vida para que esse segmento viva com dignidade”, finalizou.

A executiva do Idosos Republicanos DF será composta pelos seguintes republicanos:

• Deputado distrital Martins Machado – secretário do Idosos Republicanos Distrito Federal;
• Pablo Lúcio – Secretário executivo;
• Dagma Marcelina – Primeira-Secretária;
• Eunice Nascimento – Segunda-Secretária;
• Maria Gorete – Tesoureira;
• Maria Terezinha de Almeida – Primeiro Vogal; e
• Taise Figueiredo – Segundo Vogal.

Texto e fotos: Ascom – Idosos Republicanos 

Reportar Erro
Send this to a friend