Em bate-papo, Ossesio Silva fala sobre cuidados com idosos durante pandemia

Idosos Republicanos promoveu live no Instagram oficial do movimento, que foi conduzida pelos republicanos Ricardo Quirino e Ossesio Silva

Publicado em 18/04/2020 - 00:00

Brasília (DF) – Na última sexta-feira (17), o subsecretário nacional do Idosos Republicanos, Ricardo Quirino, realizou uma live para falar sobre a situação da pessoa idosa durante a pandemia da Covid-19. A live foi transmitida no Instagram oficial do movimento, com a participação especial do secretário nacional do Idosos Republicanos e deputado federal, Ossesio Silva (Republicanos-PE).

O republicano, que tem como marca em seu mandato a defesa e o fomento de políticas públicas para a categoria, ressaltou os cuidados que os idosos e familiares devem ter nesse período de quarentena. Ossesio explicou que pessoas com 60 anos ou mais devem ser mais cautelosas e seguir à risca as recomendações do Ministério da Saúde em relação à doença.

“Eu já faço parte do grupo de risco, tenho 65 anos, e estou seguindo cuidadosamente as orientações. Peço aos idosos que não saiam de casa, e se precisar sair, que seja de máscara, ao retornar que tenha o cuidado de não entrar em casa com o mesmo sapato, lavar bem as mãos e trocar de roupa. Essas medidas são necessárias e podem evitar que você seja infectado pela Covid-19”, alertou o republicano.

Ossesio lembrou, ainda, que a família tem um papel fundamental nesse período. “Neste momento, o apoio da família será de extrema importância já que os idosos, em sua maioria, gostam de ser independentes e realizar suas atividades. Se você tem um idoso em casa, faça as compras, compre os remédios dê a assistência necessária para que esse idoso evite de sair de casa. Converse, deixe ele contar as histórias antigas, nós, idosos, gostamos de contar histórias”, afirmou.

O subsecretário do movimento, Ricardo Quirino, destacou nesse período o aumento de violência contra os idosos. “Eu tenho acompanhado na mídia e confesso que é preocupante o aumento de casos de agressão contra nossos idosos, precisamos coibir essas práticas o mais rápido possível”, enfatizou.

Ossesio apresentou dados recentes do estado de Pernambuco, onde teve um aumento de mais de 80% de casos de denúncias de violação dos direitos dos idosos. “Precisamos nos unir e pedir às autoridades competentes a punição para esses agressores que, em sua maioria, está dentro do próprio lar, e isso é lamentável”, finalizou.

Ricardo Quirino se despediu agradecendo aos participantes da live e respondeu alguns questionamentos do público. Agradeceu, ainda, a presença da secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ), e do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF).

Texto: Eulla Carvalho / Ascom – deputado federal Ossesio Silva

 

Reportar Erro