Ageísmo, um flagelo insidioso na sociedade

Artigo escrito por Ossesio Silva, secretário nacional do Idosos Republicanos

Publicado em 22/3/2023 - 09:00

Estima-se que uma em cada duas pessoas no mundo tenham atitudes discriminatórias que pioram a saúde física e mental de pessoas idosas e reduzem sua qualidade de vida. No dia a dia, as práticas discriminatórias contra a pessoa idosa podem se manifestar de diversas formas, ainda que de maneira sutil.

É que chamamos de Ageísmo, que assim como etarismo e idadismo, são termos utilizados para expressar a discriminação e o preconceito em razão da idade das pessoas.

Um caso recente e divulgado na mídia foi um episódio envolvendo o ator Lima Duarte, de 92 anos, que tem afirmado está sendo alvo de perseguição após atropelar uma motociclista em um acidente, no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, no último dia 6 de março. O artista declarou nas redes sociais não ter culpa no caso, se diz alvo de etarismo.

Para o autor esse é um preconceito dos mais sórdidos.

Lima Duarte não foi autuado pelo atropelamento, pois estava com sua CNH em dia. Ele prestou socorro à motociclista, que ainda aguarda cirurgia.

Mas a pergunta que fica é: Mesmo com idade avançada, Lima Duarte ainda pode dirigir?

Em um país que envelhece de forma tão acelerada, não há espaço para essas atitudes discriminatórias. No Brasil, não há idade-limite para tirar a Carteira Nacional de Habilitação. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o prazo para renovação da carteira é de dez anos, e vale para condutores com menos de 50 anos. Para quem tem entre 50 e 70 anos, a cada cinco anos e, para quem tem mais de 70, a cada três. A lei ainda prevê que, em caso de deficiência física que comprometa a condução do veículo, o prazo é estabelecido de acordo com orientação médica.

Nós, dos Idosos Republicanos, sempre defendemos que é possível envelhecer de forma ativa, produtiva e saudável, sendo urgente à ação para combater a discriminação por idade que é um flagelo insidioso na sociedade.

*Os artigos publicados no Portal Republicanos são de responsabilidade de seus autores

Reportar Erro
Send this to a friend