Novo portal e projetos de comunicação fazem o PRB ampliar audiência na Internet em 2016

O balanço da Agência PRB Nacional demonstrou que a comunicação do PRB ampliou a audiência nas mídias digitais e aproximou o partido dos filiados

Publicado em 19/12/2016 - 00:00

Participaram da reunião, as cincos áreas da Agência PRB Nacional.
Participaram da reunião as cincos áreas da Agência PRB Nacional composta pelos profissionais que atuam nas redes sociais, produção jornalística, desenvolvimento web, design e produção multimídia

Brasília (DF) – O ano de 2016 demonstrou que o Partido Republicano Brasileiro (PRB) tem conquistado, cada vez mais, a confiança e a simpatia do povo brasileiro de norte a sul do País. Esse foi o balanço feito pela Agência PRB Nacional em reunião realizada na sede nacional do partido na última semana.

Os profissionais de comunicação da legenda analisaram os resultados das atividades desenvolvidas durante todo o ano e constataram um crescimento tanto no número de acessos no portal do partido na internet quanto no alcance e engajamento nas redes sociais com destaque para o Facebook e Instagram.

balanco-agencia-prb-nacional-2016-foto1-ascom-12-12-2016
Helen Assumpção

Coordenadora da Agência PRB Nacional, a jornalista Helen Assumpção atribui o excelente resultado do ano ao empenho da equipe, o apoio recebido dos republicanos e da Executiva Nacional para colocar os projetos de comunicação em prática. “2016 foi um ano bem diferente dos demais, não somente pelas eleições municipais e Olimpíadas, mas pela instabilidade na política nacional e a crise econômica que afetou a todos. Mesmo assim, conseguimos executar o nosso plano de comunicação com muito empenho da nossa equipe e apoio do partido por meio do ministro Marcos Pereira e do presidente nacional interino Eduardo Lopes, e, de alguma forma, ajudamos o PRB a crescer em todo o território nacional”, declarou.

Na avaliação do presidente nacional interino, o senador Eduardo Lopes, o trabalho desenvolvimento pela Agência PRB Nacional tem um papel de grande relevância para capacitar e manter os republicanos informados sobre nossa atuação. “Fizemos uma cobertura de primeira nas eleições municipais. Isso antes e depois do pleito. As matérias produzidas pela comunicação nacional demonstraram a força que o nosso partido tem em todo o País. Eu mesmo tive acesso em primeira mão dos resultados acompanhando o portal nacional”, declarou.

Outro serviço que mereceu destaque no trabalho foi o levantamento estatístico com os números das eleições municipais que serviu, inclusive, de base para a produção de matérias sobre candidatos irreverentes e com uma história curiosa para contar, além de subsidiar com rapidez a produção das matérias especiais com os resultados das eleições por estados e regiões brasileiras. A própria Secretaria Nacional do partido utilizou as informações para produzir os relatórios de desempenho do PRB nas eleições municipais.

Entre as inovações implementadas pela Agência PRB Nacional estão o sistema de filiação “Vem Ser 10”, a capacitação para a disputa eleitoral com o “Candidato Republicano” e outro projeto destinado aos assessores de imprensa de parlamentares e do partido, o “Comunica 10” – ambos de amplitude nacional.

As redes sociais e o serviço semanal de envio do “Boletim 10” não ficaram para trás e fizeram bonito durante todo o ano, ampliando os números de pessoas alcançadas pelas notícias e informações produzidas desde o primeiro dia de 2016.

Outro destaque do ano foi a criação do setor de produção jornalística para preparar matérias da atuação dos vereadores, prefeitos e dirigentes partidários republicanos de todas a partes do País. Os jornalistas do setor produziram 391 matérias inéditas com histórias de pessoas que estão fazendo a diferença na política – e exclusiva cobertura nas eleições 2016 com o destrinchamento dos dados estatísticos do desempenho do PRB antes e pós-pleito -, além de editar outras 1.906 matérias enviadas pelas assessorias que atuam junto ao partido, destacando a atuação dos republicanos com mandatos e as atividades do partido nos municípios. Ao todo, até 16 de dezembro de 2016, foram publicados 2.730 matérias no portal nacional.

Lançamento do novo portal nacional

Após o crescimento do partido nas eleições de 2014, se fez necessário tanto contratar novos profissionais como também melhorar as ferramentas de comunicação do partido. O portal nacional foi todo reformulado com um novo design, totalmente adaptado para ser acessado via celulares e tablets.

Outra novidade foi a migração para um novo datacenter com melhor rota de tráfego. A mudança foi necessária para reduzir riscos e vulnerabilidades, além de garantir alta performance em momentos de grande demanda, tudo isso pensando nos usuários de dispositivos móveis que exigem velocidade na informação. Atualmente, estão hospedados, além do próprio portal nacional, os sites do presidente licenciado, agora ministro Marcos Pereira; do estadual PRB São Paulo, PRB São Paulo Capital e PRB Juventude, e ainda fornece estrutura de ponta para o banco de dados nacional.

As melhorias implementadas fizeram os acessos no portal crescerem 49,7%, ultrapassando a marca de 1,2 milhão neste ano, seguindo a tendência de crescimento pelo segundo ano consecutivo. Com média de 100 mil visitas por mês e a publicação média de 12 matérias por dia, o portal representa umas das principais ferramentas de comunicação com os filiados, vereadores, prefeitos, deputados federais e estaduais, imprensa e toda sociedade.

Atuação nas redes sociais

balanco-agencia-prb-nacional-2016-foto-facebook-ascom-12-12-2016
Página no Facebook

Com 2.988 posts e 5.100 respostas aos usuários no Facebook, 475 publicações no Instagram, mais de 1.835 notícias compartilhadas no Twitter e 68 vídeos no Youtube, as redes sociais ocuparam um papel estratégico por ser uma ferramenta de contato direto com a população de modo em geral, filiados ou não ao PRB.

Durante todo o ano, somente a página oficial no Facebook – PRB10Nacional – contou com 23 milhões de pessoas alcançadas, mais de 1 milhão de interações (comentários, curtidas, compartilhamentos) e próximo dos 100 mil fãs – um desempenho surpreendente para uma página que trata de política diariamente, o que fez o PRB se destacar dentre os demais partidos.

O Instagram – @PRB10Nacional – foi outra rede que teve uma boa performance. O perfil alcançou um crescimento de mais de 100% no número de seguidores, dos pouco mais de 3 mil em janeiro, chega em dezembro com mais de 7 mil pessoas interessadas em acompanhar as atividades republicanas no Brasil nesta rede social.

Projetos especiais

balanco-agencia-prb-nacional-2016-foto-boletim-ascom-12-12-2016
Boletim 10

Com o objetivo de promover uma interação maior com o público interno do partido, representado pelos filiados, a Agência PRB Nacional tirou do papel projetos que foram relevantes na aproximação com os republicanos e também no atendimento dos candidatos que disputaram as eleições deste ano.

O Boletim 10 – serviço de envio das principais notícias do portal PRB por e-mail –  teve um crescimento de 381% no número de inscritos desde janeiro, resultando em um acréscimo de mais 60 mil visualizações ao portal. O sistema de filiação on-line Vem ser 10”, lançado em fevereiro, recebeu 4.213 fichas preenchidas até dezembro, com destaque para os estados de São Paulo (1.765), Rio de Janeiro (868) e Minas Gerais (465). 

Os hotsites destinados aos candidatos republicanos e aos assessores de imprensa – ambos de amplitude nacional – foram muito bem aceitos e representou um avanço na comunicação com as pessoas que fazem o partido, desde as pequenas cidades às grandes capitais brasileiras.

Comunica 10
Comunica 10

O Comunica 10, criado em junho, capacitou 71 profissionais que atuam nas assessorias de comunicação estaduais e assessorias de parlamentares de vários estados, e disponibilizou conteúdos variados na área de produção jornalística, fotografia, web design, desenvolvimento web, entre outros, a exemplo do compartilhamento de novas tecnologias digitais e tendências do mercado de comunicação, e ainda dicas para uma promissora assessoria.

Já o Candidato Republicano, que ficou disponível durante toda a campanha eleitoral, cumpriu a missão de orientar os candidatos sobre as mudanças da legislação eleitoral, dicas de como fazer a campanha nas redes sociais e a disponibilização de modelos gráficos, como santinhos e banners. Ao todo, foram 17.278 acessos e 36.352 visualizações em todo o País.

Metas para 2017

A estratégia de comunicação da Agência PRB Nacional para o próximo ano consiste em reforçar o relacionamento e a capacitação dos assessores das comissões provisórias e parlamentares, intensificar os projetos de fortalecimento das bases eleitorais nos municípios, apoiar os mandatos dos vereadores e prefeitos eleitos neste ano e projetar o partido com vista às eleições de 2018.

Texto e Fotos: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend