Encontros estaduais e atuação republicana no Congresso e no MDIC foram destaques

Em março teve encontro estadual do PRB no Piauí e no Paraná, e também do PRB Juventude na Bahia. Confira os destaques do mês

Publicado em 09/01/2018 - 00:00

Encontros estaduais e atuação republicana no Congresso e no MDIC foram destaques

Indústria e Comércio

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), lançou no dia 8 de março, o cronograma de ações do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) em 2017 e o início de parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ainda em março, no dia 23, o MDIC lançou o Novo Processo de Exportações do Portal Único do Comércio Exterior (siscomex.gov.br). A iniciativa oferece trâmites simplificados para as vendas externas dos produtos brasileiros, com a eliminação de documentos e etapas e a redução de exigências governamentais. Segundo o ministro Marcos Pereira, o lançamento coloca o Brasil em um novo patamar nas relações comerciais internacionais.

Encontros estaduais

Em Teresina, o 1° Encontro Estadual do PRB Piauí foi realizado, no dia 11 de março, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa. O evento contou com a presença de republicanos de todo o estado, mais de 70 comissões provisórias municipais, além de políticos de outros partidos. Durante o encontro, a nova diretoria do PRB Piauí foi empossada.

Em Curitiba também teve evento. O 1º Encontro Estadual do PRB Paraná foi realizado no Teatro Bom Jesus da Faculdade FAE, no dia 17, e reuniu as principais lideranças do partido, entre eles presidentes municipais, vereadores, além de filiados e militantes de vários municípios vizinhos. O evento também contou com apresentações culturais de artistas locais.

Já em Salvador, no dia 25, aconteceu o 1º Encontro Estadual do PRB Juventude da Bahia. Com o tema: “Você sujeito de direitos, tá ligado?” a militância jovem lotou o Fiesta Convention Center, com o objetivo de fortalecer os direitos da juventude, ampliando espaços de poder e discussões que fomentem políticas públicas para os jovens. 

PRB Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o PRB Mulher realizou a campanha “Doação Solidária”. A iniciativa teve como objetivo recolher donativos como alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos e promover ações em instituições de acolhimento social em todo o país.

Posses

No dia 12, os jovens republicanos de Santa Catarina realizaram a posse de novos coordenadores municipais. Realizado no auditório da Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina (Fecesc), o evento contou com a presença do coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira, e do presidente estadual do PRB Santa Cantarina, Sérgio Motta, e outras lideranças políticas.

Em Macapá, a presidente do PRB Amapá, a ex-vereadora Aline Gurgel (PRB), assumiu no dia 13 a Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres do Estado. A posse foi realizada no Palácio do Setentrião e contou com a presença de lideranças políticas e do governador Waldez Góes.

Em Brasília, após ser presidente da Comissão do Esporte, em 2015, e líder do PRB na Câmara, em 2016, o deputado republicano Márcio Marinho (BA) assumiu um novo desafio: coordenar a Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados (Secom). Marinho foi indicado pela bancada do PRB e seu nome foi confirmado pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia. O republicano tomou posse no dia 16.

Ainda na capital federal, o deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB-RR) assumiu o cargo de presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. O parlamentar foi eleito, por unanimidade, no dia 23. 

Consumidor

Como parte das comemorações do Dia Mundial do Consumidor (15), o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) registrou, na Câmara, a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Consumidor, constituída por deputados e senadores. “Esse será mais um instrumento de luta contra as injustiças e em defesa dos consumidores brasileiros”, adiantou.

PRB Rio de Janeiro

O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) tem lutado para que os municípios fluminenses voltem a crescer e forneçam um atendimento de qualidade. No mês de março, o republicano destinou mais de R$ 15 milhões aos municípios de Tanguá, Arraial do Cabo, Itaboraí, Barra do Piraí, Petrópolis, Rio das Flores, Cabo Frio e Armação dos Búzios. No mesmo mês, no dia 21, o senador Eduardo Lopes subiu à tribuna para afirmar seu posicionamento sobre o fim do foro privilegiado e a CPI da Previdência. Na oportunidade, Lopes disse que é preciso acabar com o foro privilegiado em todos os poderes. Uma semana antes, o senador assinou o requerimento de urgência da PEC 10/2013. “Sou a favor do fim do foro privilegiado em todas as instâncias, seja no Executivo, Legislativo ou Judiciário”, destacou Lopes.

Por Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend