Sessão homenageia aniversário do América e Dia do Ciclista no AM

Homenagem foi proposta pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM)

Publicado em 24/08/2019 - 00:00

Manaus (AM) – Os 80 anos de fundação do América Futebol Clube e o Dia Municipal do Ciclista foram celebrados, na manhã de sexta-feira (23), em Sessão Especial realizada no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

De autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM), a homenagem reuniu dirigentes e representantes dos clubes de futebol do Amazonas, ex-jogadores, ex-técnicos e familiares dos fundadores do América, além de grupos de pedal e praticantes de ciclismo.

“É uma alegria muito grande poder homenagear um clube que fez história no futebol amazonense e também seu fundador, Amadeu Teixeira, que levantou a bandeira do América com dedicação e muito amor. E essa homenagem se estende também a todos os ex-jogadores, ex-técnicos, ex-presidentes do América e ao futebol amazonense em geral. Nada mais justo a Casa do Povo reconhecer o legado deixado pelo senhor Amadeu”, destacou o parlamentar.

Neta e atual presidente do América, Bruna Parente agradeceu a homenagem e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo avô Amadeu Teixeira, que comandou o clube por 53 anos. “Foi uma vida dedicada ao América. Ele enfrentou muitas barreiras, muitos desafios e não mediu esforços para manter o América de pé. Felizmente, conseguiu ver seu clube ser vice-campeão da Série D. Tenho certeza que, onde quer que ele esteja, está muito feliz pela homenagem justa e merecida”, afirmou.

Dia do Ciclista

Autor do projeto de lei que instituiu a data de 25 de agosto como Dia Municipal do Ciclista, o deputado João Luiz afirmou que, com boa vontade e dedicação, é possível fazer com que a bicicleta se torne protagonista nas políticas públicas de mobilidade urbana. “Já estamos trabalhando para incluir ciclofaixas e ciclovias nas futuras obras de infraestrutura do Estado. E o Poder Legislativo comunga do mesmo pensamento, tanto acatou a minha indicação e está construindo um bicicletário, o que deverá tornar a Aleam referência para outros órgãos públicos. A celebração desta data será também um momento de debates e de reflexão sobre a inclusão da bicicleta nas políticas públicas de mobilidade”, disse.

Representante da Associação Pedala Manaus, Nádia Aguiar afirmou que essa celebração mostra que a sociedade em geral está trilhando um caminho certo em relação ao uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, lazer e esporte. “Muito importante para nós, que atuamos na causa, ver que a bicicleta/ciclismo virou pauta no legislativo. Com isso, as discussões e os debates em torno desse tema serão cada vez mais frequentes, se voltando para a criação de políticas públicas que insiram a bicicleta no plano de mobilidade urbana, com respeito e segurança”, concluiu.

Texto: Jeane Glay / Ascom – deputado estadual João Luiz
Foto: Mauro Smith

Reportar Erro