Sergio Motta homenageia desembargador do TJSC

Desembargador Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço foi agraciado com a Comenda do Legislativo Catarinense

Publicado em 26/11/2019 - 00:00 Atualizado em 23/6/2020 - 09:35

Florianópolis (SC) – A Assembleia Legislativa de Santa Catarina homenageou o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço, com a Comenda do Legislativo Catarinense. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Sergio Motta (Republicanos-SC).

“Esta homenagem envaidece o Poder Judiciário pelo tamanho reconhecimento. Tenho total respeito pela Assembleia, sempre muito bem tratado nesta Casa, com princípios republicanos. Fiquei muito orgulhoso por ser lembrado, principalmente, por ser por indicação do deputado Sergio Motta, um parlamentar que aprendi a admirar e acompanho o trabalho. Ele honra os votos das pessoas que o elegeram”, resumiu.

Para o deputado, indicar Collaço para receber a Comenda do Legislativo é uma forma de valorizar o ilustre trabalho do presidente do Tribunal de Justiça, pois a honraria destaca aqueles que praticaram ações para contribuir para tornar o estado melhor. “Uma forma de reconhecimento a toda a sua trajetória em uma carreira ímpar e o trabalho exemplar que tem feito”, disse Motta.

A condecoração destaca personalidades e organizações que contribuíram para o engrandecimento social, cultural, político e econômico de Santa Catarina. O parlamento homenageou 30 pessoas e dez organizações. A sessão especial foi realizada nesta segunda-feira (25), às 19 horas.

Histórico

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço, nasceu em Florianópolis, no dia 16 de fevereiro de 1963. É filho de Márcio Luiz Guimarães Collaço e Astrid Tolentino de Carvalho Collaço. Casado com Daniela Cardoso e pai do Bernardo e da Isabela. Cursou Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e em 1989 ingressou na carreira da magistratura. Como juiz substituto, atuou na capital catarinense e na cidade de Urubici. Como juiz titular, atuou nas comarcas de Papanduva, Palmitos, Porto União, Chapecó, Joinville e capital. 2009 foi o ano de sua remoção ao Tribunal de Justiça, quando assumiu como juiz de 2º grau. Nesta função, atuou na Câmara Civil Especial (fev/09 a jun/10); 4ª Câmara de Direito Público (jul/10 a set/2012); 4ª Câmara Criminal (desde set/2012 até hoje). Atuou ainda como presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses entre os anos de 1999 e 2003 e presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros entre 2005 e 2007.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Sergio Motta

Reportar Erro
Send this to a friend