Objetivo foi conhecer novidades tecnológicas e buscar parcerias para o agronegócio do Estado do Rio de Janeiro
Publicado em 13/3/2019 - 00:00 Atualizado em 13/7/2020 - 13:17
Rio de Janeiro (RJ) – O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes (PRB), participou, nos dias 10 e 11 de março, da 20ª edição da Expodireto Cotrijal, na cidade de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, acompanhado dos subsecretários Aguinaldo Balon e Ramon Neves. A cerimônia de abertura foi marcada por um clima de otimismo em relação ao volume de negócios no setor agropecuário.
Segundo o secretário, o objetivo principal em participar do evento foi fazer contatos, negócios e buscar parceiros. A feira, que acontece até a próxima sexta-feira (15), conta com 534 expositores. Eduardo Lopes visitou vários estandes e aproveitou a oportunidade para conhecer a tecnologia para ordenha de vacas leiteiras para pequenos, médios e grandes produtores.
“É importante falar sobre o agronegócio e a agropecuária na economia brasileira. Visitei os produtores, os expositores e as suas tecnologias. Queremos que o Rio de Janeiro cresça tanto na agricultura, quando na pecuária, no gado de corte e leiteiro, que sempre foi muito forte. A oportunidade de estar na feira é de, além de conhecer novidades em equipamentos agrícolas, criar oportunidades de negócio que irão alavancar o segmento no nosso estado fluminense”, afirmou.
Eduardo Lopes aproveitou a oportunidade para visitar o pavilhão de agricultura familiar. “Sabemos que o Rio de Janeiro possui uma vocação enorme para a agricultura familiar e tem uma participação importante dentro da agricultura do Rio de Janeiro. A Expodireto dispõe de uma ampla divulgação em todos estados e também em nível internacional, e queremos isso para o Rio de Janeiro”, destacou.
A abertura oficial do evento foi realizada com a presença do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, que parabenizou a direção da Cotrijal pela grandiosidade da feira e destacou o compromisso do governo federal com o agronegócio.
Também participaram da feira, o prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara, além dos embaixadores da Nigéria, Gabão, Benin e África do Sul.
Na noite de domingo (10), o secretário Eduardo Lopes se reuniu com diversas autoridades, entre elas o vice-presidente Mourão, e participou de um jantar, em Carazinho (RS), com a presença de uma delegação holandesa e dos subsecretários da Seappa, e discutiram sobre cooperação técnica para a produtividade no Estado do Rio de Janeiro.
“Nós discutimos o intercâmbio tecnológico e falamos das experiências na agropecuária como forma de aumentar a produtividade no estado do Rio de Janeiro”, revelou o subsecretário de gestão, Aguinaldo Balon.
O subsecretário de Desenvolvimento Rural, Ramon Neves, destacou a produção de maquinário e considerou necessário o uso de tecnologia para os agricultores do Rio. “O nosso trabalho é exatamente mostrar que iremos levar tecnologia e condições especiais aos nossos agricultores, assim o produtor terá o seu retorno financeiro”, disse.
A Expodireto acontece há 20 anos e atrai mais de 250 mil visitantes e os mais de 500 expositores oferecem soluções para áreas rurais, como maquinário, equipamentos agrícolas, produções vegetal e animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisas e demais serviços voltados para o campo.
Texto e fotos: Ascom – Seappa