Seappa e UENF buscam parcerias para alavancar o desenvolvimento do Norte Fluminense

Para o secretário Eduardo Lopes (PRB), a parceria entre secretaria e universidade será o pilar para o desenvolvimento tecnológico da região

Publicado em 7/4/2019 - 00:00 Atualizado em 12/7/2020 - 18:35

Rio de Janeiro (RJ) – Após jantar celebrado na terça-feira (2), organizado pelo corpo docente da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), com o título “Estratégias da Seappa para o Desenvolvimento Sustentável Fluminense”, o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do estado, Eduardo Lopes (PRB), fez um discurso na quarta-feira (3) com a presença de representantes da agropecuária e piscicultura do Norte do estado, do prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz, do reitor da Uenf, Luís Passoni, docentes, secretários, convidados e do presidente da Emater-Rio, Sergio Lemberck.

Para Eduardo Lopes, a parceria entre Secretaria, vinculadas e universidade serão o pilar para o desenvolvimento tecnológico da região, a elaboração de cursos de capacitação para formação de profissionais dos interessados no setor, e, consequentemente, abrir caminhos para a real missão de resgatar o crescimento econômico na região, em especial em Campos, investindo em programas, como o Estradas da Produção, visando à potencialização de empregabilidade, mais renda, melhoria da produção agropecuária e mais arrecadação para o município.

“Com o apoio de todos, nós, da Secretaria de Agricultura do Estado, pretendemos definir a política pública de governança a ser estabelecida para o desenvolvimento das cadeias agroalimentares do estado. As demandas serão baseadas em um consórcio feito com os municípios, a fim de dinamizar o desenvolvimento humano, econômico e social de forma sustentável. Não podemos deixar de lembrar que sem parcerias e convênios de interessados públicos e privados, nossos objetivos não irão à frente”, afirmou o secretário Eduardo Lopes.

Durante o seminário em que o secretário participou para uma multidão ávida por resultados mais concretos diante de um estado em crise, Eduardo Lopes citou a criação, já compartilhada entre os docentes da Uenf e demais autoridades públicas, de núcleos regionais que atendam os conglomerados para, desse modo, reduzir o custo dos deslocamentos dos produtores rurais. E lembrou o comprometimento da Emater-Rio à frente dessa renovação.

“A Empresa de Assistência Rural (Emater-Rio) vai prosseguir com o Programa Estradas da Produção para não apenas zelar pela manutenção, como pela abertura de novas estradas vicinais, necessárias ao escoamento da produção, inclusive para beneficiar a entrada de outro importante projeto, o turismo rural, que todos os municípios têm vocação”, destacou.

O secretário antecipou ainda que logo serão divulgados programas para o fortalecimento da economia regional. “Em breve, pretendemos por meio da Seappa, anunciar diversos programas estruturantes e de fomento em apoio às cadeias produtivas existentes, com apoio de créditos rurais via correspondentes do Banco do Brasil (Coban) aos pequenos agricultores e demais segmentos do setor do agronegócio”, pontuou.

Durante uma reunião na Uenf, o reitor Luís Passoni agradeceu a presença do secretário, e aproveitou para apresentar um pouco do trabalho realizado na instituição. “Nós temos uma expectativa muito grande de, a partir de hoje, conseguirmos avançar em um convênio para que possamos criar uma sinergia em favor no estado do Rio de Janeiro. Nós possuímos uma grande capacidade de realizar pesquisas e produzir conhecimento. Precisamos de apoio no sentido de fazer esse conhecimento chegar ao produtor, e é aí que entra toda a estrutura da Secretaria com a Emater-RJ e Pesagro, para tornar efetivo o conhecimento que é produzido aqui”, detalhou.

Ainda durante a tarde de quarta-feira, o secretário de Agricultura esteve na Coagro – Cooperativa Agroindustrial do Estado, ao lado dos principais professores da universidade. De acordo com Eduardo Lopes, reiterou, o compromisso da Seappa é com o desenvolvimento do Norte Fluminense e alcançar todos os objetivos mediante as parcerias em favor dos produtores rurais da região. “Todos, juntos, rumo ao crescimento de nosso estado”, lembrou.

E concluiu: “Sairemos desse encontro em Campos com o comprometimento de investirmos em parques tecnológicos e unidades em todo o estado, para garantir emprego, renda e qualidade alimentar, e fortalecer outro importante programa, o Rio Rural, que tem o nobre desafio de melhorar a qualidade de vida das famílias do campo, sempre em harmonia com os recursos naturais disponíveis. O Rio de Janeiro vai voltar a crescer, não apenas no Norte Fluminense, mas em todo os 92 municípios do Rio de Janeiro, tenham certeza disso”, disse Eduardo Lopes.

Texto e fotos: Ascom – Seappa

Reportar Erro
Send this to a friend