Roteiro Caminhos de Caravaggio será instituído no RS

Roteiro Caminhos de Caravaggio contempla os municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Farroupilha e Caxias do Sul

Publicado em 16/10/2019 - 00:00

Porto Alegre (RS) – A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei nº 292/2019, subscrito pela deputada estadual Fran Somensi (Republicanos-RS), que cria o Roteiro Caminhos de Caravaggio.

Com a instituição oficial do roteiro, os municípios gauúchos terão a possobilidade de buscar recursos junto ao governo federal para fomentar o desenvolvimento turístico regional, além da geração de emprego e renda para as pessoas e comunidades envolvidas. A rota foi inaugurada no dia 4 de maio com a presença dos prefeitos de Caxias do Sul e de Farroupilha.

“O roteiro permite que os visitantes tenham contato com uma série de atrativos turísticos e conheçam mais de 20 igrejas e capelas distribuídas ao longo do caminh, além de hotéis, pousadas e paisagens exuberantes durante o percurso”, disse Somensi.

A inspiração para o roteiro são os Caminhos de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha. A intenção é unir os santuários de Caravaggio de Canela ao de Farroupilha. Estradas, rodovias, pontes e rios que cortam zonas rurais e urbanas fazem parte do roteiro que passa, também, por Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul.

Caso sancionado dentro de 15 dias pelo governador, o roteiro fica instituído em nível estadual entrando oficialmente nas rotas turísticas do estado, ligando a região das hortênsias à da uva e do Vinho, sendo um novo atrativo turístico religioso da Serra Gaúcha.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Fran Somensi

Reportar Erro