Republicanos defendem dignidade aos trabalhadores da reciclagem

A Frente Parlamentar que tem atuação nacional, chega para ampliar as ações em defesa de mais reciclagem nos municípios da Região Norte

Publicado em 09/06/2019 - 00:00

Belém (PA) – O deputado estadual Fábio Freitas, líder do PRB, presidiu a audiência pública que marcou o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem,  presidida pelo deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) e que no Pará será coordenada pelo deputado federal Vavá Martins (PRB-PA) com o objetivo de fortalecer a cadeia da reciclagem na região Norte. O evento ocorreu no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), nesta quinta-feira (6), com a presença de aproximadamente 200 pessoas, entre autoridades, parlamentares e catadores de lixo.

De acordo com o deputado Fábio Freitas, o maior problema é o local para destinação correta dos resíduos e para isso, seu trabalho parlamentar pode contribuir com a formação de políticas públicas para desenvolver o setor de reciclagem.  “Essa frente tem o objetivo de ajudar as pessoas que já estão organizadas, os catadores de lixo. Essa categoria não estava sendo representada e agora estamos representando esses trabalhadores que infelizmente foram esquecidos e têm famílias para sustentar. Sabemos que 89% do lixo pode ser reaproveitado e isso é geração de renda” , aponta o líder do PRB na Alepa.

A questão da coleta de lixo na Região Metropolitana de Belém foi abordada durante o evento. Para os parlamentares que coordenam a Frente, o fortalecimento dessa cadeia produtiva é uma alternativa para este problema urbano. 

“Em Belém, há 17 cooperativas de catadores de lixo. Então, se poderia desviar esses resíduos coletados do lixão para essas cooperativas e com isso, criando empregos. Integrar é a palavra. Integração entre cooperativa, qualificada e fortalecida, com o apoio da Frente e e sociedade que faz a coleta seletiva dentro de sua casa. Pretendemos ajudar os catadores a se qualificarem, para que tenham uma vida decente e que tenham segurança no futuro. É uma responsabilidade imensa levantar essa bandeira” , disse o deputado federal Vavá Martins.

Entre as autoridades presentes que prestigiaram o evento, o secretário de Esporte e Lazer (Seel), Arlindo Silva, acredita que o fortalecimento da reciclagem no estado só tem a beneficiar diretamente a população. “Vejo que essa Frente, coordenada na região pelo deputado federal Vavá Martins, vem para ajudar a nossa sociedade. Nós, do esporte, estamos de portas abertas para contribuir, inclusive, nos dias de jogos, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, por exemplo,  se colocar uma uma faixa referente à coleta seletiva do lixo e a conscientização da população em não jogar o lixo nas ruas”, enfatizou o titular da Seel. 

Para o deputado federal Carlos Gomes a região norte precisa muito das ações da Frente, para ter um processo adequado de separação e da destinação dos resíduos, e diante da necessidade de indústrias que processe esse material. “Tudo começa em casa. A população pode ajudar, separando corretamente o úmido do seco, o que seria um grande avanço. Hoje recicla-se apenas 3% do quase 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos que produzimos.

O desafio é a descentralização da indústria, ter linha de financiamento adequada para novos empreendedores e criar alíquota mínima para esses impostos para que não onere ainda mais essa cadeia” , afirmou o presidente nacional da Frente. 

Para a categoria, o momento é de uma expectativa positiva. “Toda nossa área metropolitana precisa dessas ações, assim como o estado. Não podemos correr o risco de abertura novamente do lixão do Aurá, onde temos uma reserva ambiental a proteger e Marituba também não pode continuar pagando por todo o lixo da Região Metropolitana. Espero que os ideais da Frente ganhe as ruas, o poder público se sensibilize e a sociedade abrace essa causa”, enfatizou Jonas da Silva, presidente da Central das Cooperativas do Estado do Pará.

Também é proposta da Frente a criação de campanhas de conscientização sobre coleta seletiva e a destinação dos resíduos sólidos, entre outras ações.

Texto e fotos: Ascom – Deputado Estadual Fábio Freitas (PRB-PA)
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro