Projeto de Martins Machado beneficia alunos do ensino médio no DF

Iniciativa estimula alunos da rede pública de ensino a realizarem pesquisas científicas de desenvolvimento tecnológico e inovação

Publicado em 13/02/2019 - 00:00

Brasília (DF) – A Câmara Legislativa do Distrito Federal analisa projeto de lei do deputado distrital Martins Machado (PRB-DF), que estimula alunos da rede pública de ensino a realizarem pesquisas científicas de desenvolvimento tecnológico e inovação. A iniciativa prevê a concessão de passagens aéreas ou rodoviárias, nacionais ou internacionais, para participação em eventos relacionados à ciência e tecnologia, e com o suporte de alimentação e hospedagem aos alunos do ensino médio e ao seu representante legal.

O objetivo, segundo o republicano, é tornar Brasília, no âmbito da rede pública de ensino médio, referência na capacidade de realizar pesquisas científicas, bem como melhorar o ensino das ciências e da matemática para atrair e formar talentos e novos pesquisadores, com apoio de institutos de pesquisas, visando possibilitar aos alunos a exposição de seus trabalhos científicos no âmbito nacional e internacional.

Para a concessão do incentivo, o aluno deverá preencher alguns requisitos que serão analisados por Comissão Especial designada pela Secretaria de Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (Sedict) tais como: estar devidamente matriculado na escola pública de ensino, do primeiro ao terceiro ano; comprovar desempenho superior a 90% de rendimento em todas as disciplina; ter 18 anos de idade; nota atribuída ao projeto selecionado, tendo sido classificado em primeiro lugar na escola, entre outros.

O republicano acredita que a falta de incentivo limita o desenvolvimento dos alunos da rede pública, que têm muita dificuldade em participar de eventos de ciência e tecnologia, em território nacional ou estrangeiro. “Sem investir de maneira sistemática em educação e ciência qualquer país está fadado ao atraso e à estagnação. Está ideia tem foco para que o Estado possa ajudar de forma mais eficaz o desenvolvimento de novos talentos da nossa cidade”, ressaltou Martins Machado.

Texto: Flávia Rezende / Ascom – deputado distrital Martins Machado
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Reportar Erro