Professora Nilse prepara atividades para a campanha Outubro Rosa no Pará

Professora Nilse prepara atividades para a campanha Outubro Rosa no Pará

A deputada, que é procuradora da Mulher na Assembleia, se reuniu com demais parlamentares para definir ações da campanha dedicada à prevenção do câncer de mama

Publicado em 11/10/2019 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 11:09

Belém (PA) – A deputada estadual e procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Pará, Professora Nilse (Republicanos-PA), participou, na quarta-feira (9), de reunião com demais parlamentares da bancada feminina para definir as ações da campanha Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção ao câncer de mama.

As deputadas decidiram realizar uma série de atividades para alertar a sociedade sobre a importância de ações preventivas, como os cuidados com a saúde e a importância dos exames regulares com médicos especializados para o diagnóstico do câncer de mama.

Professora Nilse afirmou que a Procuradoria Especial da Mulher assume seu papel enquanto instituição da Assembleia e contribuirá com a campanha Outubro Rosa desenvolvendo ações efetivas que venham a atender o público da Região Metropolitana e expandir para outros municípios. “No dia 15 deste mês faremos outra reunião para tratar da organização das atividades. São muitas ações envolvendo todas as deputadas com o apoio do Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), do Departamento de Bem-Estar Social (DBES) e da presidência da Casa”, disse a republicana.

A deputada Ana Cunha lembrou que “o Pará é hoje o estado com piores índices relacionados aos tumores femininos, com incidência alta em câncer de mama e de colo de útero, e que a união das deputadas e da Procuradoria devem ampliar suas ações para alcançar os municípios do interior, oportunizando mais acesso aos serviços de saúde”.

Professora Nilse reforçou, ainda, que a Procuradoria, mesmo sendo da Assembleia, precisa ter recursos para atender os 144 municípios. “Precisamos buscar capilaridade para trabalhar as ações de forma regionalizada, e assim  atender todo o estado, um diferencial será a expansão da campanha que não irá se restringir só ao mês de Outubro,  mas continuará ao longo do ano, com mais ações como essa, de prevenção ao câncer de mama. Para isso, já estamos buscando parceiros”, afirmou a deputada republicana.

Além da Professora Nilse, participaram da reunião as deputadas Ana Cunha, Diana Belo, Heloísa Guimarães, Michele Begot e Paula Gomes.

Programação

Entre as atividades previstas para o Outubro Rosa, foi definida a realização de uma caminhada no próximo dia 27, com saída da Escadinha do Cais do Porto e chegada na praça Batista Campos, onde as participantes irão receber atendimento em vários serviços, como o acesso a consultas e exames, além da coleta de doações de lenços para serem entregues às mulheres vítimas de câncer de mama e que enfrentam as sequelas do tratamento, como a perda de cabelos por causa da quimioterapia.

No dia 31, será realizada uma sessão especial para discutir as demandas do Pará em relação à prevenção ao câncer de mama e como está a cobertura para rastreamento e diagnóstico da doença, por meio de mamografias.

A Sessão Especial será a oportunidade de homenagear quem se destaca no trabalho de prevenção e tratamento da doença, com a entrega de diplomas de reconhecimento, seguida da inauguração de uma iluminação especial da fachada da Assembleia em cor de rosa, marcando a adesão do Poder Legislativo à campanha mundial do Outubro Rosa.

Texto e fotos: Ascom – deputado estadual Professora Nilse 
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

 

Reportar Erro
Send this to a friend