Política: é saudável se distanciar?

Artigo escrito por Valdemar Bernardo Jorge, advogado, empresário e presidente do PRB Paraná

Publicado em 20/11/2017 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 12:38

Repetidamente ouvimos que a política está presente em tudo das nossas vidas. Aristóteles afirmou que o ser humano é um ser político e mais recente o Papa Francisco repetiu o Papa Pio XI destacando que a política é uma das mais elevadas formas da caridade. Por tudo isso, seria natural e compreensível que as pessoas, de todas as classes e espaços, participassem da atividade política, seja com maior ou menor envolvimento.

Na prática, a realidade é totalmente diferente. Política se tornou algo indesejável para a grande parcela da sociedade e a história recente do Brasil contribui de forma vigorosa neste sentido. Os inúmeros e infinitos casos de corrupção afastaram ainda mais os cidadãos do meio político. E pior, transportaram à vala comum toda ação e iniciativa no ambiente público. O cidadão de bem e de boas intenções quer distância da política e assim – tristemente – faz valer a máxima de que o mal triunfa onde os bons se ausentam.

É importante reconhecer que no mundo atual, com tamanha competitividade e necessidade de sobrevivência, não é fácil sair da zona de segurança das nossas empresas e famílias para se doar e se envolver na atividade pública e mobilizações dessa natureza. No entanto, quanto maior for o nosso distanciamento, mais legítimo será a terceirização do nosso futuro e das próximas gerações.

Existem várias formas de participação: no bairro, na escola, na igreja e na vida político-partidária. O mais importante é encontrar motivação e despertar a consciência de que um mundo melhor se constrói a muitas mãos. Infelizmente é a individualidade que tem se destacado nos tempos atuais.

É impossível prever o amanhã, mas em todo esse contexto podemos afirmar que não é nada saudável ficar alheio à tudo ao nosso redor. Todos nós, independente do que somos e fazemos, temos capacidade de contribuir. A escolha é de cada um, mas a necessidade e importância é para todos. Reflita e habite esse espaço, fazer política também é para os bons!

*Valdemar Bernardo Jorge é advogado, empresário e presidente do PRB Paraná

Reportar Erro
Send this to a friend