PA: Fábio Freitas se reúne com secretária estadual de Cultura

Objetivo foi debater parceria para a 1ª Semana de Juventude da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, que acontece de 7 a 10 de novembro

Publicado em 13/09/2019 - 00:00

Belém (PA) – Com o objetivo de debater parceria para a 1ª Semana de Juventude da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em alusão ao Dia Estadual de Juventude (4 de novembro), o deputado estadual Fábio Freitas, líder do Republicanos no Parlamento Estadual, se reuniu com a secretária estadual de Cultura, Úrsula Vidal, na tarde de terça-feira (10).

O evento foi instituído para fortalecer canais de diálogos com os poderes que constituem o Estado do Pará para discutir, propor e monitorar políticas, programas e projetos que respondam às necessidades deste público a partir dos mais diversos eixos temáticos como Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Lazer, Segurança Pública, Trabalho, Tecnologia, Pesquisa, Participação e Controle Social.

A 1ª Semana de Juventude da Alepa terá abertura em Sessão Especial, no dia 7 de novembro (quinta-feira), a partir das 9h, no Plenário Newton Miranda, no Palácio da Cabanagem. “Na tarde deste mesmo dia, no Auditório João Batista, será realizada uma audiência pública abordando a Nova Lei Nacional de Drogas nº 13.840, perspectivas e desafios no estado do Pará”, informou o parlamentar.

Após a abertura, a programação segue segue com a Secretaria de Educação (Seduc) na sexta-feira (8); Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), no sábado (9); e Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação Cultural do Pará, no domingo (10).

Ainda no domingo, último dia de evento, serão promovidos eventos da Cultura Pop, Geek, Nerd e Hip-Hop com batalhas de K-POP, desfiles de Cosplayers e muito mais sob o tema ‘Nostalgia Anos 80 e 90: uma viagem a era de ouro’ sendo um spin-off do próximo ComicParáFest que será realizado no 1º Semestre de 2020, com a parceria da Secult. “Todos os alunos da rede estadual de ensino estarão inseridos em todos os dias da programação da Semana”, explicou o republicano.

Outras demandas

Na reunião com a secretária de Cultura também foi dialogado sobre o projeto de uma Casa da Cultura para o município de Colares; a revitalização e reintegração das atividades culturais no Espaço Cultural Mestre 70, no bairro do Guamá, em Belém; o requerimento nº 191/2019 da Comissão de Prevenção às Drogas da Alepa (Copred), presidida por Fábio Freitas, que trata do cumprimento da Lei Estadual nº6.917/2006, que torna obrigatória a exibição de informe publicitário em todas as salas de cinema do Estado do Pará, antes das sessões esclarecendo as consequências do uso das drogas (lícitas e ilícitas), e ainda o Projeto de Lei de Indicação n°26/2019, que indica ao Governo do Estado a Virada Cultural da Juventude. “Temos o apoio da secretária Úrsula Vidal para apreciação e deliberação junto ao Governador Hélder Barbalho, e ainda em 2020, teremos este evento no calendário cultural do estado do Pará”, ressaltou o deputado.

Reportar Erro