“O nosso compromisso é com a renovação”, afirma Valdemar Bernardo Jorge

Presidente do PRB Paraná fala sobre o desempenho do partido nas urnas, que conquistou duas cadeiras na Câmara dos Deputados e uma na Assembleia Legislativa

Publicado em 10/12/2018 - 00:00

 

Nossa entrevista da semana é com o presidente do PRB ParanáValdemar Bernardo Jorge. Ele assumiu o partido sem experiência política e só precisou de um ano para fazer o partido forte no estado e com capilaridade para contribuir de forma efetiva com a renovação política. Se antes não tinha representantes na Câmara dos Deputados, nas eleições deste ano, o PRB Paraná elegeu dois deputados federais (Luizão Goulart e Aroldo Martins) e um deputado estadual (Alexandre Amaro).

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – O PRB Paraná elegeu dois deputados federais e um deputado estadual, como isso foi possível? A que devemos atribuir esse resultado?
Valdemar Bernardo Jorge – Nós assumimos a presidência do PRB em 6 de outubro de 2017 e começamos a selecionar pessoas honestas e comprometidas com os valores republicanos para formar esse novo time. A população reconheceu a qualidade dos nossos candidatos e elegeu Luizão Goulart e Aroldo Martins como deputados federais e Alexandre Amaro para deputado estadual. Hoje, o PRB está bem representado com os nossos deputados eleitos. Isso é fruto de muito trabalho durante todo o ano, a gente estava focado na campanha em busca da renovação política. O povo entendeu nosso projeto política e viu que tínhamos gente nova com o desejo muito forte de fazer o Paraná cada vez mais forte e melhor.

 

Agência PRB Nacional – Os três republicanos eleitos no estado não tinham mandato. Isso reflete o modelo de renovação adotado no PRB Paraná?
Valdemar Bernardo Jorge – Desde o início, o nosso compromisso é com a renovação, eu mesmo não era filiado a nenhum partido. Na oportunidade, me filiei e assumi a presidência do PRB com esse compromisso de renovação política. Nenhum dos nossos candidatos tinha mandato como parlamentar antes, nem federal nem estadual. O professor Luizão já tinha sido vereador e prefeito da cidade de Pinhais e exerceu o mandato de deputado estadual, mas ele estava sem mandato na campanha. O PRB acabou sendo aqui no Paraná, o partido da renovação política, 100% de renovação. Desde o início, o nosso compromisso com o presidente Marcos Pereira foi esse. Ele nos apoiou claramente, sabíamos que a questão era difícil, o desafio era grande, mas conseguimos conquistar esse objetivo. Os três deputados eleitos representam a renovação política no Paraná e um novo jeito de fazer política, todos estão trabalhando juntos em prol desse bem comum, que foi fortalecer o PRB Paraná.

 

Agência PRB Nacional – Além de muito trabalho, quais foram os demais ingredientes dessa receita de sucesso?
Valdemar Bernardo Jorge – Eu penso que foi a valorização das pessoas. Desde o começo, no trabalho nos municípios, a gente começou a trabalhar com cada um dos nomes, entendendo as necessidades de cada um e mantendo um diálogo permanente com a população. A gente conseguiu ouvir o que a população estava querendo, quais eram as demandas e conseguimos, dentro desse trabalho, apresentar os compromissos na campanha que representavam os anseios da sociedade. Penso que essa é uma grande parte da receita. Outra questão importante foi o trabalho feito para formar as coligações e parcerias com os outros partidos. Nós caminhamos com o governador eleito, Ratinho Junior, que foi eleito em primeiro turno, com mais de 60% dos votos, esse conjunto de renovação política e o momento pelo qual passa o Brasil, levaram a gente a esse sucesso nas urnas.

 

Agência PRB Nacional – O senhor se filiou ao partido sem experiência na política e agora e levou o PRB a esse resultado positivo nas urnas. Como se sente diante disso?
Valdemar Bernardo Jorge – Na realidade vejo que foi um trabalho de um grupo de pessoas sérias, honestas e comprometidas com o partido, não foi um trabalho só meu. Quando cheguei ao PRB, tive o apoio de parte da executiva anterior, que permaneceu com a gente. Os pilares foram formados pela direção estadual anterior e nós aprimoramos o que já existia e inovamos no jeito de conduzir o partido. O nosso secretário-geral, Gilson de Jesus dos Santos, também ajudou bastante com a experiência que ele tinha. Penso que o grupo como um todo foi quem teve esse sucesso, a grande questão foi valorizar a pessoa e o trabalho bem feito. Quando você valoriza a pessoa que está contribuindo e se compromete a realizar e faz isso de coração, a atividade tem êxito. Sempre foi essa a nossa maneira de trabalhar, com muita transparência e um trabalho de grupo forte.

 

Agência PRB Nacional – Como será a atuação do PRB Paraná em 2019?
Valdemar Bernardo Jorge – Com os nossos dois deputados federais eleitos trabalhando pelo povo do Paraná e pelo nosso país e com o Alexandre Amaro na Assembleia Legislativa contribuindo com o estado, a gente tem condições de ajudar muito a população de forma efetiva. Quanto à atuação partidária, no próximo ano, já estamos fazendo uma análise criteriosa do desempenho do partido em cada um dos 399 municípios, a ideia é fortalecer o partido nas cidades visando as eleições municipais. A gente entende que este momento do país, de renovação política e surgimento de novas lideranças, vai continuar nas eleições 2020. A ideia é essa aí, trabalhar, visitar os municípios, criar as nossas regionais, aumentar nosso número de comissões provisórios. É fortalecer o partido nos municípios, de acordo com as demandas de cada um deles.

 

Agência PRB Nacional – A meta será investir na formação de novas lideranças políticas?
Valdemar Bernardo Jorge – Sim, isso mesmo. Vamos identificar novas lideranças que possam somar nesse processo de renovação política, buscar a formação dessas lideranças. Um exemplo disso foi dado pela nacional com a criação da Faculdade Republicana, que irá contribuir com a formação de pessoas nos cursos de graduação de Gestão Pública e depois pós-graduação. Temos muito trabalho pela frente para fazer com que um número sempre maior de pessoas participem do processo político. A gente tem buscado desenvolver esse trabalho neste ano para identificar lideranças que tenham três características principais: a primeira delas é a competência, a gente quer pessoas que saibam trabalhar; procuramos pessoas honestas e leais.

 

Agência PRB Nacional – O PRB fará parte do novo Governo do Paraná? Como será a atuação do partido no âmbito estadual?
Valdemar Bernardo Jorge – A gente vai continuar nosso trabalho iniciado a um ano, a ideia do governador Ratinho Júnior é de fazer do PRB um parceiro de gestão. Nós caminhamos juntos na campanha e vamos participar do governo, sempre trabalhando em benefício da sociedade. Com competência, honestidade e lealdade, o PRB vai longe. Essa é uma nova forma de fazer política e a gente vai trabalhar para contribuir, cada vez mais, com o Paraná e com o Brasil.

 

Agência PRB Nacional –  Engana-se quem pensa que o trabalho diminui depois das eleições. Pelo visto, vai aumentar.
Valdemar Bernardo Jorge – Aumenta e muito, e já começou. A nossa própria executiva nacional já fez reunião de planejamento, prestou contas e já estamos agradecendo a todo mundo que votou no PRB. Já tem o planejamento para os próximos anos, o trabalho começa porque as eleições são época de colheita e não de plantio. Aqui no Estado do Paraná, que é um estado agrário, sabemos que temos que plantar para depois colher, se não plantar agora, se não fizer um trabalho bem feito e ajudar as pessoas desde já, não tem como colher bons frutos lá na frente.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – PRB Paraná

 

Reportar Erro