Jurailton Santos pede a criação de Delegacia da Mulher em Vera Cruz (BA)

Jurailton Santos pede a criação de Delegacia da Mulher em Vera Cruz (BA)

O deputado republicano lembra que no Estado da Bahia, dentre os 417 municípios, existem apenas 15 delegacias especializadas de atendimento à mulher

Publicado em 26/07/2019 - 00:00

Salvador (BA) – Indicação do deputado estadual Jurailton Santos (PRB-BA), apresentada na terça-feira (23), pede ao Governo da Bahia, a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), no município de Vera Cruz. Com uma população de quase 43 mil habitantes, a cidade não possui um posto de atendimento dessa natureza.

Para o parlamentar, a criação de uma delegacia especializada na cidade desempenhará um papel de fundamental importância, no aspecto de prestar o devido auxílio à mulher. “Essa delegacia será um instrumento de defesa, apoio e acolhimento para as mulheres vítimas de violência. Vera Cruz precisa implementar políticas públicas de segurança, e a primeira delas é a instalação dessa delegacia”, pontua Jurailton.

Na indicação, o deputado aponta que a delegacia especializada deve ser instalada em Mar Grande, para melhorar o acesso das vítimas, e destaca que o corpo técnico operacional seja gerido por policiais mulheres, afim de garantir a melhor receptividade e acolhimento às vítimas.

O deputado lembra que no Estado da Bahia, dentre os 417 municípios, existem apenas 15 delegacias especializadas de atendimento à mulher. “Considero que a implantação de delegacias representa um avanço na luta e enfrentamento da violência, mas ainda é pouco. É preciso ter redes de proteção, grupos de assistência a mulheres vítimas de violência, e punições mais severas para os agressores”, defende o republicano.

O órgão de proteção funcionará como um aparelho de segurança pública, acolhendo mulheres vítimas de violência, investigando crimes cometidos contra elas e executando medidas protetivas pela Justiça, a fim de promover a execução da punição dos agressores.

Também é de autoria do parlamentar, o Projeto de Lei n° 23.088/2019 que pretende vetar a designação de condenados pela Lei Maria da Penha para funções de direção, chefia e assessoramento superior na Bahia.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jurailton Santos

Reportar Erro