João Luiz celebrará 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Solenidade em homenagem aos 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil, ocorrerá na segunda-feira (17), às 10h, na Assembleia Legislativa do Amazonas

Publicado em 15/06/2019 - 00:00

Manaus (AM) – O deputado estadual João Luiz (PRB-AM) homenageará, na segunda-feira (17), a partir das 10h, os 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil, no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A solenidade tem como objetivo celebrar este momento que é um marco histórico para o país.

Para o republicano, a sessão especial é uma homenagem justa, tendo em vista que a Batalha Naval do Riachuelo é considerada um dos maiores triunfos da história das Forças Armadas do Brasil.
“A Marinha tem sido uma parceira importante e atua efetivamente em relevantes missões e programas em diversas áreas do interior do Amazonas, como em questões de socorro às vítimas das cheias e secas dos rios, assistência hospitalar, entre outros projetos. Por isso considero justo o devido reconhecimento”, afirmou João Luiz.

Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada pelos historiadores como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870), o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas no novo mundo pela Guerra Civil Americana (1861-1865).

Essa batalha resultou em uma série de disputas políticas envolvendo nações que trafegavam na região do Rio Prata. Um momento histórico que deixou um legado de atos feitos, lição de dedicação e amor à nação e por isso ficou eternizada como Magna da Marinha do Brasil.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual João Luiz

Reportar Erro