João Derly anuncia incentivo ao esporte em evento com atletas paraolímpicos

João Derly anuncia incentivo ao esporte em evento com atletas paraolímpicos

Na oportunidade, o secretário do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul adiantou que, em agosto, será lançado o edital do Fundo Estadual do Incentivo ao Esporte

Publicado em 28/07/2019 - 00:00

Porto Alegre (RS) – Os atletas que representarão o Estado do Rio Grande do Sul nos Jogos Parapan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru, foram recepcionados, na quinta-feira (25), pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário do Esporte e Lazer, João Derly (PRB), no Palácio Piratini.

A competição será entre 23 de agosto e 1º de setembro, logo após os Jogos Pan-Americanos, de 26 de julho a 11 de agosto.

O governador Eduardo Leite agradeceu a presença de todos os jogadores paraolímpicos e das pessoas que os apoiam e que contribuem para a formação e o treinamento dos atletas. “Não são vocês que precisam nos agradecer, somos nós que devemos agradecimentos a vocês pelo bonito exemplo de superação e de realização de façanhas”, declarou.

A importância dada pelo Estado ao esporte fica clara já pela criação de uma pasta específica para o assunto – a Secretaria do Esporte e Lazer (Sel), da qual o secretário João Derly é encarregado. Além disso, Leite reconheceu a importância da prática de atividades físicas tanto para o indivíduo como para o coletivo. “Não é à toa que virou uma ferramenta de segurança para que o Estado consiga reduzir índices de violência”, comentou, ao destacar que o esporte contribui para a formação de disciplina, integração e respeito ao adversário, além de servir como alternativa a atividades menos saudáveis e até perigosas.

Na oportunidade, João Derly anunciou a abertura das inscrições para o Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), promovido pela Secretaria do Esporte e Lazer. O Paracergs é a etapa estadual para a seletiva das Paraolimpíadas Escolares 2019, evento nacional realizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), que ocorre de 18 a 23 de novembro, em São Paulo. As inscrições seguem até o dia 20 de agosto e podem ser feitas por meio de link no site da Sel.

O secretário também adiantou que, em agosto, será lançado o edital do Fundo Estadual do Incentivo ao Esporte. O edital contemplará 24 projetos, sendo quatro para o RS Seguro, 10 para desporto geral e 10 para o paradesporto (42% dos projetos). “Queremos reduzir o dano causado pela falta de investimento na área no nosso Estado, e retomar o crescimento do paradesporto gaúcho”, comentou Derly.

Atletas homenageados

Anderson Wassian da Silva, Gelson José da Silva Júnior, Ricardo Steinmetz Alves, Osório, Luan Lacerda Gonçalves, Tiago Silva, Raimundo Nonato Alves Mendes, Susana Schnarndorf Ribeiro, Maria Carolina Gomes Santiago, Maria Dayanne da Silva, Roberto Alcalde Rodriguez, Geraldo Von Rosenthal e Lutimar abreu Paes.

Texto: Suzy Scarton
Foto: Itamar Aguiar
Edição: PRB Nacional

Reportar Erro