Guarapuava recebe última audiência pública do Plano Plurianual 2020-2023

No total foram realizadas seis audiências públicas, todas coordenadas pelo secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge (Republicanos)

Publicado em 02/09/2019 - 00:00

Guarapuava (PR) – O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, encerrou na sexta-feira (30/08), em Guarapuava, o ciclo de audiências públicas do Plano Plurianual 2020-2023. Foram seis encontros com participação de cerca de 800 pessoas.

As audiências públicas fizeram parte da terceira etapa da elaboração do PPA para que a sociedade organizada pudesse participar presencialmente, com sugestões e ideias, no processo de planejamento do estado para os próximos quatro anos.

Além de Guarapuava, as audiências ocorreram em Curitiba (22), Ponta Grossa (26), Apucarana (27), Umuarama (28) e Cascavel (29). Os encontros foram coordenados pelo secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge (Republicanos) e sua equipe, onde foram apresentados os 16 programas do Governo para 2020-2023, nas áreas como de saúde, segurança, educação, tecnologia e infraestrutura.

Representantes da sociedade civil, entre associações, instituições de ensino, universitários, cooperativas, autoridades e lideranças municipais e estaduais, estiveram nas audiências públicas para contribuir na elaboração do Plano Plurianual.

Segundo Valdemar, as audiências públicas aproximam o Governo do Estado das reivindicações e contribuições populares. “É importante ouvirmos a sociedade civil organizada, os cidadãos, porque são eles que estão diretamente envolvidos e próximos das necessidades e demandas dos seus municípios. São as pessoas de fato, que conhecem a real necessidade de sua região. E, nessas audiências públicas, podemos ter um diálogo e receber ideias, sugestões e propostas para, juntos, planejarmos e construirmos o Paraná que queremos: um Estado melhor e que pensa no bem comum”, afirmou o secretário.

Assim como aconteceu nos demais encontros, em Guarapuava, foram apresentados três dos 16 programas do Governo. A audiência ocorreu no Auditório da Faculdade Guairacá e foi baseada em três temas: Ensino Superior Inovador, Desenvolvimento Sustentável das Cidades e Segurança com Integração, Inovação e Inteligência.

PPA

O Plano Plurianual é um dos principais instrumentos de planejamento do Estado, na medida em que estabelece as diretrizes, os investimentos estratégicos e as ações estruturantes que servirão de norte para a atuação do Governo nos próximos quatro anos. Sua elaboração é uma exigência prevista no artigo 165 da Constituição Federal e pelo artigo 204 da Constituição Estadual.

O PPA passa a vigorar a partir do segundo ano do mandato governamental e deve ser seguido até o primeiro ano do mandato seguinte.

Texto e foto: Ascom – Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná

Reportar Erro