Gilson Santos participa da 25ª Festa Nacional da Ponkam em Cerro Azul (PR)

Republicano é presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e secretário-geral do PRB Paraná

Publicado em 16/07/2019 - 00:00

Cerro Azul (PR) – O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e secretário-geral do PRB Paraná, Gilson Santos, participou no domingo (14), das tradicionais 53ª Festa da Laranja e 25ª Festa Nacional da Ponkam de Cerro Azul (PR).

As duas festas, que ocorrem em conjunto no município, já são consideradas entre as maiores e mais tradicionais da região e tiveram entre suas atrações shows musicais, feira de malhas, produtos agrícolas, praça de alimentação, exposições, entre outras atividades.

O município de Cerro Azul é campeão nacional na produção de tangerina Ponkam, com um volume anual ao redor de 50 mil toneladas, que equivale a 46% do total de tangerinas produzidas no Estado e 7% da produção nacional. No município, a Ponkam representa 95% de tudo o que é produzido, o que o torna extremamente dependente da fruta.

“Essa relação de dependência cria dois desafios. O primeiro é o da valorização, para que os municípios continuem encontrando nessas culturas uma atividade econômica e, assim, um meio de sobrevivência. E o segundo, um grande desafio para nós gestores públicos, o de encontrarmos outras formas de fomentar a economia local, para que estes municípios não sejam tão dependentes de uma única cultura ou indústria, como normalmente ocorre em municípios pequenos. O turismo, a gastronomia, o folclore, o turismo rural e natural, entre diversas outras atividades, são bons exemplos do que podemos explorar de forma responsável e consciente”, destacou Gilson Santos.

Cerro Azul está localizado no norte da Região Metropolitana de Curitiba e possui uma população estimada de 20 mil habitantes. Apesar da proximidade com a capital, o município possui o segundo mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado do Paraná, despertando atenção e preocupação da população e dos gestores públicos.

Texto e foto: Gabriel Hubner / Ascom – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) 

Reportar Erro