Gessivaldo Isaías propõe a criação da Semana Estadual do Idoso

Gessivaldo Isaías propõe a criação da Semana Estadual do Idoso

Iniciativa do deputado republicano tem como finalidade propor ao poder público diretrizes e ações que possam conscientizar a população da importância dos idosos

Publicado em 05/11/2019 - 00:00

Teresina (PI) – A Assembleia Legislativa do Piauí analisa projeto de lei do deputado estadual Geasivaldo Isaías (Republicanos-PI) que institui a Semana Estadual de Valorização da Pessoa Idosa, a ser realizada na última semana de setembro, como parte do calendário oficial do estado.

Segundo o autor, a finalidade da Semana Estadual de Valorização da Pessoa Idosa é propor ao poder público diretrizes e ações que possam conscientizar a população da importância dos idosos. “Sem dúvida eles já contribuíram muito para o estado e para sociedade como um todo, nada mais justo que tornar essa valorização uma política pública e inseri-la no calendário oficial do estado”.

A população brasileira manteve a tendência de envelhecimento dos últimos anos e ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo IBGE.

“Com isso, queremos chamar atenção do estado para a realização de fóruns e debates na elaboração de estratégias para a promoção da qualidade de vida da pessoa idosa. Eles merecem isso e muito mais”, ressaltou Gessivaldo.

Dia Internacional do Idoso

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente em 1º de outubro. A data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o envelhecimento da população, em virtude do disposto da Lei Federal nº 11. 433/2006.

Para a Semana de Valorização da Pessoa Idosa no Piauí, Gessivaldo propõe que sejam realizadas audiências públicas, palestras, feiras de saúde, e apresentações culturais para. O artigo 5º do Projeto de Lei prevê o dia 1º de outubro como Dia Estadual do Idoso, no Calendário Oficial do Estado do Piauí.

Texto: José Uchoa/Ascom – deputado estadual Gessivaldo Isaías
Foto: Ascom- Alepi
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro