Fundação Republicana Brasileira dá show de consciência em Pernambuco

Com o objetivo de estimular a participação coletiva e formar cidadãos, a FRB realiza em todo Brasil, o Curso de Política Itinerante

Publicado em 29/04/2014 - 00:00

Recife (PE) – Com o objetivo de estimular a participação coletiva e formar cidadãos, que a Fundação Republicana BrasileiraFRB, realiza em todo Brasil, o Curso de Política Itinerante. No Recife (PE), a aula foi realizada na sede estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB), no último sábado (26), atraindo vários seguimentos sociais.

Foi uma tarde polêmica, de muitos questionamentos ao redor da política Brasileira. O doutor em Ciência Política, Leonardo Barreto, deu inicio ao curso, provocando o pensamento dos participantes: “Qual a primeira coisa que você pensa quando ouve a palavra política?’’, indagou. Respondendo ao questionamento, Leonardo explicou que “as pessoas possuem uma ideia marginalizada e banalizada do que é a política”.

O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), também participou ativamente do debate: “Apesar de passarmos pelo parlamento, não implica dizer que não somos cidadãos, pelo contrário, nós também percebemos as necessidades como brasileiro, como eleitor’’, frisou.

Saúde pública, educação de qualidade, Copa do Mundo de Futebol e os protestos de 2013 estavam entre as principais colocações. “Os brasileiros se fortaleceram ao irem às ruas. Aquele que se via como um só, sem forças para gritar e ser ouvido, ganhou forças, ao perceber que podia se juntar à corrente e transformar o país’’, opinou o participante Josino Neto, mestre em Ciência da Computação.

O médico e vereador, Gabriel Neto, destacou: “Precisamos de uma educação que nos faça pensar e não obedecer”.

Leonardo Barreto finalizou o momento deixando uma reflexão. “Comparamos a democracia com uma plantação e, se nesse processo buscarmos o nosso lugar, vamos perceber que não somos ‘os caras’ da colheita, mas, do plantio. No entanto, ainda estamos no início desse processo, precisamos de tempo para maturar”, disse.

O presidente da FRB, Mauro Silva, agradeceu a participação de todos e ressaltou: “O que devemos fazer para mudar o nosso país é dar a nossa contribuição. O PRB é um partido que nasceu para mudar a história do Brasil”, concluiu.

Para Dayson Oliveira, estudante de Direito e vereador do Parlamento Jovem do Recife – PJR, “esse era um curso que já esperava há muito tempo. O conteúdo apresentado, os debates gerados e, as opiniões dadas na palestra me estimularam bastante. Vou usar muito do que aprendi”.

 Texto e fotos: Ascom – PRB Pernambuco
Edição: Suellen Siqueira

 

Reportar Erro