Fran Somensi é recebida pelo presidente Jair Bolsonaro

Acompanhada pelo prefeito de Farroupilha, republicana levou demandas da Saúde, Educação e Turismo ao presidente da República

Publicado em 12/07/2019 - 00:00

Brasília (DF) – A deputada estadual Fran Somensi (PRB-RS) e o prefeito de Farroupilha (RS), Claiton Gonçalves, participaram na quarta-feira (10) de uma encontro com o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Uma das prioridades levadas por Fran e Claiton foi a celeridade do processo de habilitação do Hospital Beneficente São Carlos, para atendimentos de Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia. O processo encontra-se no Ministério da Saúde, e após habilitação, o hospital passará a ser referência para 34 municípios da região, que juntos abrigam mais de 500 mil habitantes. Este serviço poderá trazer recursos na casa de R$ 420 mil/mês para a entidade; vindos da União, do estado e de municípios, já conveniados, pela contratação de procedimentos cirúrgicos e ortopédicos.

Outro assunto abordado na reunião foi o financiamento para o “Portas Abertas” da mesma instituição. Trata-se de hospitais que dispõe do serviço de pronto-socorro e ambulatório onde a população é atendida imediatamente conforme a urgência e capacidade. De acordo com a diretoria do hospital, este serviço já é prestado pelo São Carlos, mas os valores encontram-se defasados e desatualizados pelo Sistema Único de Saúde, não comportando o custo com esse tipo de atendimento. Além das demandas do São Carlos, Fran e Claiton solicitaram ao presidente, a cedência do prédio e da estrutura da Unidade de Pronto Atendimento de Farroupilha (UPA), para que possa ser realocado como um Centro Regional de atendimento à saúde da Mulher no combate e prevenção ao câncer; em paralelo a um centro de assistência farmacêutica.

“Nossa agenda com o presidente foi muito produtiva, ele foi muito solícito. Saímos ainda mais esperançosos com os frutos que este encontro poderá trazer. Já havíamos levado as demandas ao ministro da Saúde e agora fomos à instância maior. Tudo isso em prol da agilidade dos processos, para que os resultados cheguem mais rápido e possamos proporcionar saúde e qualidade de vida à nossa população”, comentou a republicana.

A instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Farroupilha foi outro tema debatido no encontro com Bolsonaro. De acordo com o prefeito Claiton, a pauta também agradou o presidente. “Apresentamos o projeto da UFRGS na Serra, em avanço com o Nióbio e o Grafeno. Ele ficou muito animado com esses assuntos nos quais devemos ter um aplauso também da câmara, já que será apresentado para a bancada gaúcha a fim de termos o financiamento necessário para construção do volume de instalação da UFRGS Farroupilha”, conta.

No final do encontro, na companhia do deputado federal Bibo Nunes, foi entregue ao presidente Bolsonaro uma placa de agradecimento, confeccionada pela Tramontina; uma garrafa de moscatel e outra de vinho da vinícola Perini. Também foi entregue convite para o 9º Festival do Moscatel a ser realizado nos dias 31 de agosto, 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de setembro, mas devido a outras agendas, Bolsonaro já informou que enviará um representante.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Fran Somensi
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro