Dia do Aviador e da FAB são homenageados no Amazonas

Dia do Aviador e da FAB são homenageados no Amazonas

Autor da iniciativa, o deputado João Luiz destacou que a homenagem reconhece o valor da Força Aérea Brasileira, cuja finalidade é desempenhar atividades de interesse da soberania nacional

Publicado em 22/10/2019 - 00:00 Atualizado em 24/6/2020 - 11:43

Manaus (AM) – Comemorado em 23 de outubro, o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) foram celebrados pela Assembleia Legislativa do Amazonas em uma sessão especial proposta pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM). A homenagem ocorreu na nesta segunda-feira (21), às 10h, no Plenário Ruy Araújo.

A solenidade contou com a presença de representantes da guarnição da Aeronáutica de Manaus, demais Forças Armadas e do Grupo de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar do Amazonas (Graer).

A sessão celebrou o primeiro voo do 14 Bis, sob o comando de Alberto Santos Dumont, em 23 de outubro de 1906 no campo de Bagatelle, em Paris, que marcou o início da aviação no mundo.

Para João Luiz, por meio dessa homenagem, a Assembleia Legislativa, como representante do povo amazonense, reconhece o valor da Força Aérea Brasileira, cuja finalidade é possibilitar o apoio logístico, o transporte aéreo pessoal e o desempenho de atividades de interesse da integração e soberania nacional.

“É uma homenagem justa e merecida ao trabalho desempenhado com tanto afinco e, principalmente, aos homens e mulheres que dedicam as vidas à aviação brasileira, transportando, vigiando, protegendo e cortando os céus do nosso país”, destacou João Luiz.

O republicano ressaltou, ainda, a importância da homenagem ao Graer, principalmente, pela prestação de serviços de grande relevância em casos de resgate no interior do Estado. “Temos de destacar o trabalho do Graer, que tem salvado vidas no interior do Amazonas. Quando acionados, o grupamento não mede esforços”, afirmou João Luiz.

Ao agradecer o reconhecimento do trabalho da Aeronáutica, o comandante da Ala8, Brigadeiro do Ar Maurício Carvalho Sampaio, falou das ações desenvolvidas pela Força Aérea no Estado. “Em nome da Força Aérea, agradecemos por essa justa homenagem da Casa do Povo. Voar na Amazônia é desafiador, mas também muito gratificante. Somente este ano, transportamos mais de 700 toneladas de cargas e quase 7 mil passageiros na região amazônica, o que é uma grande satisfação para toda guarnição”, disse.

Entre os homenageados, foram agraciados com placas comemorativas aos comandantes da Ala 8 e do Graer, Brigadeiro de ar Maurício Carvalho e cap. Matheus Abreu, respectivamente.

A solenidade contou, ainda, com a participação do deputado estadual Serafim Correa (PSB), que presidiu a sessão; do representante da Prefeitura de Manaus, secretário extraordinário de articulação política Luiz Alberto Carijó; do Comandante do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas e Diretor Seccional da ARES Cisne Branco, capitão de Mar e Guerra Henrique de Castro Pinto Homem; do general de Brigada do Exército Omar Zendim; e do Tenente Coronel PM Hildemar Coutinho.

Texto: Jeane Glay / Ascom – deputado estadual João Luiz
Foto: Mauro Smith
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro
Send this to a friend