Defensor da agricultura e saúde, Severino Pessoa é pré-candidato a deputado federal

Defensor da agricultura e saúde, Severino Pessoa é pré-candidato a deputado federal

O parlamentar quer ampliar sua atuação na Câmara dos Deputados por uma agricultura desenvolvida e sustentável, além de uma saúde de qualidade para os alagoanos e o Brasil

Publicado em 09/07/2018 - 00:00

Em seu segundo mandato de deputado estadual em Alagoas, o republicano Severino Pessoa tem atuado de forma intensa para garantir melhorias que contemplem a agricultura familiar e a saúde pública do estado. Com seu nome lançado como pré-candidato a deputado federal, o parlamentar quer ampliar sua atuação na Câmara dos Deputados por uma agricultura desenvolvida e sustentável e uma saúde de qualidade para os alagoanos e o Brasil.

Ex-vereador de Arapiraca, a segunda maior cidade do estado – com cerca de 240 mil habitantes, Severino tem dedicado seu mandato a levar recursos para fomentar a agricultura por meio da aquisição de implementos agrícolas e de ambulâncias para a saúde pública dos municípios. A proximidade com a população, sobretudo a do campo, é uma das marcas de Pessoa durante seu mandato na Assembleia Legislativa de Alagoas.

Defensor da agricultura, o republicano propôs, recentemente, a construção de uma Central de Abastecimento (Ceasa) em Arapiraca, região Agreste de Alagoas. Segundo ele, a implantação da unidade impulsionará a produção de hortaliças, tubérculos e frutas, e evitará que os agricultores dessas regiões continuem se deslocando até Maceió com o objetivo de comercializarem seus produtos.

Entrevista

Agência PRB Nacional – Deputado, a agricultura é de fato a maior marca de seu mandato? 

Severino Pessoa – Defendo muito a agricultura familiar, e também sou um defensor da saúde pública. Tenho uma ligação mais próxima com as pessoas na zona rural do estado, com os agricultores onde me identifico e tenho trabalhado para garantir melhorias na saúde pública, destinando recursos para a aquisição de ambulâncias e insumos para o setor. Temos avançado neste setor e conseguido equipamentos e a perfuração de poços artesianos. Sempre buscando junto ao governo do estado atender as demandas dos produtores rurais, os homens do campo, a quem tenho dedicado meu trabalho para lhes garantir condições de produzir e desenvolver este importante setor em Alagoas.

Agência PRB Nacional – Quais são as ações na área da saúde?

Severino Pessoa – No campo da saúde sempre, temos trabalhado para melhorar os serviços para a população. Esse tem sido meu papel mais assíduo. Arapiraca é um exemplo do que temos feito, pois, apesar de ser o segundo município do estado, é carente e necessita de uma atenção maior na saúde pública. Temos lutado junto com o governo do estado para que as melhorias aconteçam junto à população. A aquisição de ambulâncias, assistência às famílias, essas são algumas de nossas preocupações.

Agência PRB Nacional – Como está sendo o desafio de se apresentar como pré-candidato à Câmara dos Deputados? 

Severino Pessoa – É um anseio da população de Arapiraca ter um representante na Câmara dos Deputados. Trata-se da cidade mais importante do estado depois da capital, uma grande cidade, com muitas demandas. É por isso que coloco meu nome à disposição para que as pessoas possam avaliar o trabalho que já venho desenvolvendo no estado e, diante disso, acreditamos que é possível ampliar essa atuação para o nível federal. Se eu for eleito, o PRB terá um deputado federal pela primeira vez representando Alagoas na Câmara dos Deputados.

Agência PRB Nacional – Com a experiência parlamentar no estado, se eleito deputado federal, quais serão as prioridades de seu mandato?  

Severino Pessoa – Tenho a experiência da Assembleia Legislativa e, se eleito, isso vai ajudar muito, mas com certeza a gente vai aprender e continuar dedicando nosso mandato à saúde e à agricultura, em especial à agricultura familiar, ao homem do campo. O que não impede de participarmos de outras discussões importantes, ampliar essa atuação, buscar recursos e cobrar a execução deles. Mas, sem dúvidas, faremos o possível para defender e beneficiar essas duas áreas muito carentes na minha região e em muitas outras partes do estado e do país.

Agência PRB Nacional – O que é preciso para o estado ter uma agricultura mais desenvolvida?

Severino Pessoa – É importante investimentos em tecnologia. A falta deles é que ainda emperra o desenvolvimento, pois muitas vezes não temos sequer um técnico na zona rural ou um engenheiro agrônomo para fazer o acompanhamento, principalmente da estrutura do poder público chegar mais próximo do agricultor familiar. Falta a presença do poder público e do incentivo para um maior desenvolvimento.

Agência PRB Nacional – Diante de um cenário confuso e de descrédito dos políticos pela sociedade, o que precisa mudar?

Severino Pessoa – Acho necessárias algumas reformas, dentre elas a política. É preciso mexer nas estruturas do governo, do Judiciário. Ou seja, uma reforma nos poderes para que a população possa acreditar mais nas instituições e em seus representantes. Acredito que uma reforma política transparente fará as pessoas acreditarem mais.

Agência PRB Nacional – Qual o principal legado de seu mandato como deputado estadual?

Severino Pessoa – Mesmo que a gente trabalhe muito, nada é maior do que ter uma atuação ética, limpa e transparente. Sem dúvidas, esse é o maior legado. Além, é claro, de fazer um mandato realmente representativo, próximo do povo. Um mandato de honestidade, pois é isso que o povo cobra muito. Precisamos de políticos de bem, pois os homens de bem não podem se acovardar da política. Tem que entrar e trabalhar para mudar este cenário e termos um Brasil mais decente.

Agência PRB Nacional – Como avalia o PRB e esta caminhada na nova sigla? 

Severino Pessoa – Me sinto muito bem em estar aqui. Era um sonho antigo fazer parte do PRB e este sonho se realizou, pois é uma sigla interessante e hoje muito importante no cenário nacional, na qual políticos de bem têm se destacado, fazendo um trabalho diferenciado.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – deputado estadual Severino Pessoa

 

Reportar Erro