Danniel Librelon debate Programa de Prevenção às Drogas

Republicano promoveu reunião para tratar de assuntos referente às perspectivas e possíveis soluções para a prevenção ao uso de drogas

Publicado em 27/09/2019 - 00:00

Rio de Janeiro (RJ) – O presidente da Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado estadual Danniel Librelon (Republicanos-RJ), realizou, na sexta feira (27), uma reunião extraordinária para tratar de assuntos referente às perspectivas e possíveis soluções para a prevenção ao uso de drogas.

A reunião debateu várias problemáticas e trouxe como possíveis soluções, como o modelo adotado pelo Programa Internacional de Prevenção às Drogas Planet Youth, que será implementado no Brasil.

O programa teve inicio na Islândia em 1998 e, de acordo com dados apresentados, naquele ano, 42% dos jovens entre 15 e 16 anos admitiram ter bebido no último mês. Em 2016, o percentual caiu para 5%. Juntamente com a queda, os índices de crimes, roubos, vandalismo, agressão em adolescentes, seguiram redução similar.

O método de prevenção foi baseado em três pilares: utilizar evidências, implementar em cidades e comunidades respeitando as diferenças locais e promover o diálogo entre a academia, os formuladores de políticas e quem as executa.

Os relatórios deste ano mostram que a maior participação em atividades extracurriculares e o aumento do tempo gasto com os pais diminuíram o risco de consumir álcool e outras drogas.

Danniel Librelon debate Programa de Prevenção às Drogas“Hoje já sabemos que o caminho é a prevenção, esta é a melhor saída para tentar diminuir o número de novos usuários e cabe a nós, parlamentares, colaborarmos por meio de políticas públicas, com projetos, programas e campanhas educativas. Um trabalho conjunto de todos os poderes e com a participação familiar, os resultados satisfatórios aparecerão, como aconteceu na Islândia e tem sido implantado ao redor do mundo”, afirmou Danniel Librelon.

A reunião contou com a presença do deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM), que participou trazendo experiências de trabalhos realizados no estado. O republicamo ressaltou a importância familiar na prevenção e na formação de um bom cidadão. “Não é só um dever do poder público, é um dever de todos nós. Vivemos em uma era digital onde a juventude fica ociosa muito rápido. É preciso interação dos pais. No Amazonas implementamos projetos nos quais a participação da família era fundamental nessa formação e vimos resultados extraordinários”, ressaltou o republicano.

Também participaram da reunião Ane Bartholomeu e Ana Paula, representantes da Subsecretaria de Estado de Prevenção à Dependência Química; e Jacqueline Lopes, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Texto e fotos: Ascom – deputado estadual Danniel Librelon

Reportar Erro