Consumidor deve pagar contas em dia apesar da greve dos bancários

Artigo escrito por Vinicius Carvalho, advogado especialista em Direito do Consumidor

Publicado em 19/09/2013 - 00:00

O consumidor deve ficar atento porque a greve nos bancos, que teve início nesta quinta-feira (19) não tira do consumidor, a obrigação de pagar as contas em dia. Para evitar prejuízos com multas e encargos, os cidadãos devem procurar as empresas que emitiram as faturas para solicitar outras opções de pagamento. Pagar em lotéricas ou pela internet podem ser opções.

O Procon recomenda que o consumidor documente o pedido feito às empresas, enviando um e-mail ou anotando um número de protocolo de atendimento telefônico. Esse comprovante pode evitar que ele tenha que arcar com multas e outros encargos por atraso no pagamento, caso a empresa não atenda o seu pedido.

A Federação Brasileira dos Bancos também orienta os clientes a procurarem vias alternativas de pagamento durante a greve.

A Febraban informa que os bancos vão se preparar para enfrentar os dias de paralisação, mesmo que ela seja ampliada para os centros administrativos, onde são feitas operações de coordenação. Nesse caso, os correspondentes bancários, como lotéricas e supermercados, permaneceriam como opção para o consumidor pagar suas contas.

*Vinicius Carvalho é advogado especialista em Direito do Consumidor

Blog: www.viniciuscarvalho.com/blog – (Orientação sobre direito do consumidor)

E-mail: viniciuscarvalho@prbsp10.org.br

Facebook: Facebook.com/direitodoconsumidorviniciuscarvalho

 

Reportar Erro