Deputado promoverá audiência pública no município de Cachoeirinha para debater o feminicídio e a violência contra a mulher
Publicado em 9/10/2019 - 00:00 Atualizado em 24/6/2020 - 19:59
Porto Alegre (RS) – A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoverá, nesta quinta-feira (10), às 9h, audiência pública no município de Cachoeirinha, Região Metropolitana de Porto Alegre, para debater o feminicídio e a violência contra a mulher. O colegiado é presidido pelo deputado estadual Sergio Peres (Republicanos-RS).
O republicano destacou que mais de 1,2 mil mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil em 2018. Somente nos primeiros três meses de 2019, mais de 300 feminicídios foram registrados. “Os autores dos casos de morte, estupro e outros tipos de agressão têm algo em comum: na maioria das vezes, são pessoas com quem a vítima tem ou já teve relação afetiva. Por isso, é necessário repudiar a ideia de que em briga de marido e mulher não se mete a colher”, defendeu Peres.
A proteção a mulher, com ênfase no combate à discriminação e à violência, é uma das principais bandeiras de atuação de Sergio Peres. “Conhecer os direitos e os canais disponíveis para buscar ajuda é um dos meios para assegurar o combate à violência, mas não é uma garantia. A mudança passa pela legislação, mas começa com a transformação de um modelo cultural iniciado na infância. Precisamos criar os meninos para amarem e respeitarem as mulheres. Mais que fazer leis, precisamos construir exemplos”, defendeu o deputado.
Texto e foto: Ascom – deputado estadual Sergio Peres