César Halum participa da Tecnifruti em Dianópolis (TO)

Pesquisadores renomados, homenagem e assinatura de parceria marcaram a terceira edição do Tecnifruti – Dia Técnico de Fruticultura

Publicado em 26/08/2019 - 00:00

Dianópolis (TO) – Assinatura de termo de cessão de uso, homenagem e palestras com especialista do setor de fruticultura, marcaram a terceira edição do Tecnifruti – Dia Técnico de Fruticultura, na sexta-feira (23), no Perímetro Irrigado Manuel Alves, em Dianópolis, Sudeste do Estado do Tocantins. Pesquisadores, técnicos da área, produtores de fruticultura, estudantes participaram do evento, que recebeu cerca de 700 pessoas em busca de conhecimento e intercâmbio de informações.

Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e suas vinculadas Ruraltins e Adapec, o Tecnifuti teve o objetivo de disseminar conhecimento e novas tecnologias, visando o aumento da produtividade com qualidade e promover o desenvolvimento socioeconômico regional.

Em sua fala, o secretário César Halum (Republicanos) destacou a participação dos parceiros para ao sucesso do evento. “A participação de instituições de pesquisa, de ensino, pesquisadores de renome e esse expressivo número de pessoas que vieram aqui buscar conhecimento, foi extremamente importante para o sucesso do evento. Nos momentos de crise temos que ampliar a criatividade, alinhando as parcerias para alavancar a economia do Tocantins. Essa é a recomendação do governador Mauro Carlesse, trabalhar juntos buscando a consolidação da economia do nosso estado”, disse.

No mesmo raciocínio, o presidente do Distrito, Rodrigo Adamante agradeceu aos parceiros, destacando o trabalho dos 45 produtores associados do Distrito que cultivam banana, o carro-chefe, com produção de 45 toneladas por hectare/ano, a espécie nanica, e 25 toneladas por hectare/ano, a banana prata, seguidas da manga também com 25 toneladas por hectare/ano, cultivadas numa área total de 3,6 mil hectares, sendo 1,8 mil de pequenos produtores e 1,8 empresariais.

O Tecnifruti apresentou palestras com pesquisadores de outros estados, que mostraram as condições favoráveis do estado e a viabilidade da produção de frutas com sustentabilidade. No encerramento do evento, a Seagro homenageou o Doutor em Fitopatologia, Zilton José Maciel Cordeiro pelos relevantes trabalhos prestados em pesquisa de fruticultura no estado.

Na mesma ocasião, César Halum assinou Termo de Cessão de Uso com o diretor do Campos Instituto Federal (IFTO) de Dianópolis Petro Lopes, a transferência gratuita e temporária de equipamentos Pack House para o instituto.

Também participaram do evento, os prefeitos de Porto Alegre do Tocantins, Rennan Nunes Cerqueira; e de Dianópolis, Gleiybson Moreira de Almeida; o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins, Paulo Carneiro; o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Adalberto Mendes; o superintendente federal da Agricultura no Tocantins, Rodrigo Guerra; o ex-deputado Hagaús Araújo; e a esposa Josa Araújo, entre outras autoridades locais.

Texto e foto: Ascom – Seagro/TO
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro