BA: Comissão de Meio Ambiente vai vistoriar região de Cacha Pregos

Vistoria à região de Cacha Pregos, no município de Vera Cruz (BA), foi solicitada pelo deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos-BA)

Publicado em 22/08/2019 - 00:00

Salvador (BA) – A Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, na quarta-feira (21), a solicitação do deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos-BA), para visitar a região de Cacha Pregos, no município de Vera Cruz para verificar os estragos provocados pelo avanço da maré.

“Solicitei uma visita técnica para que medidas urgentes sejam tomadas, os órgãos competentes precisam ter conhecimento dos inúmeros prejuízos causados pelo avanço do mar na localidade. A praia de Cacha Pregos quase não tem mais faixa de areia, e o mar já tem avançado até 60 metros, posso afirmar que é prejuízo incalculável”, relata o parlamentar.

Segundo o republicano, há cerca de dois anos, a região vem sofrendo com o avanço do mar e a população corre um risco eminente de perder suas casas. Ele explica que pousadas, restaurantes e estabelecimentos comerciais que antes fomentavam o turismo e a economia local, foram devastados com a força da maré e se encontram atualmente em situação de calamidade. “Para conter o avanço da maré, moradores custearam com recursos próprios, barreiras de pedras e estruturas de madeiras, com o intuito de formar paredão de proteção”, conta.

A visita a Cacha Pregos está prevista para a próxima segunda-feira (26), às 9h e contará com a presença de Jurailton Santos e outros membros do colegiado, presidido pelo deputado estadual José de Arimateia (Republicanos-BA).

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jurailton Santos

Reportar Erro