As redes sociais como instrumento da democracia

Artigo escrito por Gessivaldo Isaías, deputado estadual e presidente do PRB Piauí.

Publicado em 26/5/2014 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 15:39

Vivemos atualmente a chamada Era Digital, a internet invadiu nossas vidas e trouxe consigo inúmeros benefícios. Não podemos mais imaginar uma sociedade sem a presença dessa importante ferramenta no dia-a-dia. Desde o pagamento de um simples boleto bancário até a interação com pessoas do outro lado do planeta, tudo isso é possível graças à grande rede.

Hoje em dia uma das ferramentas mais utilizadas na internet são as chamadas redes sociais, que são uma espécie de estruturas sociais virtuais, compostas por pessoas e/ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns na rede. Esse tipo de comunidade vem tomando conta do nosso país e alcançando números que nos colocam como potência no que diz respeito a esse tipo de mídia.

Para termos uma idéia do poder das Redes Sociais no nosso país, uma reportagem do Wall Street Journal, assinada por Loretta Chao, apontou o Brasil como o maior mercado para o YouTube, fora dos Estados Unidos, e um dos cinco maiores faturamentos do site de vídeos. Para o Twitter, o Brasil está entre os cinco principais mercados, em usuários ativos. De acordo com números do Facebook, o Brasil é o principal mercado latino-americano, com aproximadamente 76 milhões de usuários ativos no ano passado.

Com números tão expressivos em relação às Redes Sociais, me fiz essas perguntas: Como é possível utilizar as Redes Sociais a serviço da democracia? De que forma elas podem nos ser útil na construção de um país melhor?

É fato que a internet, e por consequência as Redes Sociais, são uma realidade na nossa sociedade. Diariamente milhares de pessoas atualizam seus status e compartilham informações, discutem e denunciam problemas que presenciam por onde passam. Essa ferramenta ganhou tanto destaque que empresas públicas e privadas, órgãos governamentais, gestores e políticos aderiram a essa ferramenta, o que de fato tem possibilitado o debate entre o estado, a sociedade e os seus representantes.

É por esse viés acima que vejo as Redes Sociais como um instrumento da democracia, o povo através de uma simples atualização de status pode dá uma dimensão global de suas necessidades, pode através de uma mensagem ou um comentário cobrar de seus representantes e/ou estado uma ação frente a determinado problema. Ano passado foi possível ver na prática o poder e a capacidade dessa ferramenta, foi através dela que a sociedade se organizou e foi para as ruas cobrar melhorias. Essa capacidade de mobilização é ímpar e sem dúvida imensurável.

Quando usada para discutir os problemas da sociedade, para se cobrar do seu representante uma maior atuação, buscar respostas do Estado e seus órgãos frente a problemas vivenciados no dia-a-dia, é possível se observar a capacidade democrática que as Redes Sociais possuem. Portanto, é nesse sentido que a vejo como um instrumento a serviço da democracia.

*Gessivaldo Isaías é deputado estadual e presidente do PRB Piauí

Reportar Erro
Send this to a friend