Arimateia abre Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais

Evento ocorre na Assembleia Legislativa da Bahia até o próximo dia 5 de outubro

Publicado em 01/10/2019 - 00:00

Salvador (BA) – O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos-BA) realizou, nesta segunda-feira (30), a abertura da Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais na Assembleia Legislativa da Bahia. Diversos ativistas da causa animal, além de 50 alunos e professores da Escola Municipal Manuel Lisboa, localizada no bairro de Itapuã, em Salvador, lotaram a Sala José Amando para assistir atentamente a palestra ministrada pelo educador humanitário, Francisco Athayde, sobre os direitos dos animais.

Arimateia abre Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos AnimaisNa ocasião, Arimateia colocou um posto de doação de toalhas e rações de gatos e cachorros na Assembleia Legislativa, que permanecerá até 4 de outubro. O objetivo é contemplar com as doações a Associação Protetora dos Animais (APA de Feira de Santana), a Associação Pegadas de Amor, além do Abrigo São Francisco de Assis (ABPA-BA), em Salvador.

Para ilustrar a importância da Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais, instituída pela Lei 13.472/2016, Arimateia reforçou que a maior finalidade é disseminar o conhecimento e incentivar o cumprimento dos direitos destes seres vivos, na semana que inclui o dia 4 de outubro, data em que é celebrado o Dia Mundial dos Animais. “Tivemos uma tarde proveitosa com os alunos, pois a palestra do Francisco Athayde estimulou o conhecimento e a consciência acerca dos direitos dos animais. Acredito que plantamos uma semente nas crianças. Quero ressaltar também que colocamos um posto de coleta de toalhas e rações de gatos e cachorros na Assembleia Legislativa da Bahia, como forma de ajudar os animais do nosso estado. Compareça e faça também a sua doação”, solicitou Arimateia.

Durante a palestra, Francisco Athayde explicou com detalhes o papel da educação humanitária que trabalha a educação de valores que, segundo ele se internalizados, irão influenciar durante toda a vida do ser humano.“Nessa perspectiva, trabalhamos também a educação com os direitos dos animais, muitas vezes esquecidas. Focamos na missão dessa criança com esses valores positivos de respeito, compaixão, solidariedade, ética e conscientização com o planeta que ela vive”, explicou.

Com apenas 10 anos, a pequena Sofia, que já convive com um cachorro e quatro passarinhos, foi bastante participativa com perguntas relacionadas ao meio ambiente e os direitos dos animais. Para ela, a palestra foi esclarecedora e surpreendente. “Foi muito legal! Vai influenciar nós que ainda somos crianças, para quando estivermos adultos ensinarmos os nossos filhos sobre o certo e errado. Muito importante também mostrar sobre não jogar lixo no chão, como também não maltratar animais”, disse.

Mobilizações

Para exaltar a lei, este ano, o republicano criou uma vasta programação em defesa dos animais, por meio também de panfletagens em municípios baianos, como Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista e Itaberaba. As iniciativas objetivam movimentar as ruas com faixas e distribuição de folhetos informativos.

Para encerrar as ações da Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais, Arimateia irá realizar, no próximo sábado (5), às 9h, uma Cãominhada, do Morro do Cristo até o Farol da Barra, em Salvador, um dia após o Dia Mundial dos Animais.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Fotos: Cris Oliveira

Reportar Erro