Bem-estar: Antonio Vaz pede instalação de academias ao ar livre

Antonio Vaz pede instalação de academias ao ar livre em MS

Academias ao ar livre deverão dispor de aparelhagem adequada às pessoas com mais de 60 anos

Publicado em 13/06/2019 - 00:00

Campo Grande (MS) – Políticas públicas que reduzam o risco da perda de capacidade funcional dos idosos foi tema discutido pelo deputado estadual Antonio Vaz (PRB-MS) durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (12).

Na oportunidade, o republicano apresentou indicações solicitando a instalação de academias ao ar livre com aparelhagem adequada às pessoas com mais de 60 anos. Vaz alerta que a população brasileira está em trajetória de envelhecimento e, até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%. Ou seja, um em cada quatro brasileiros será idoso. É o que aponta projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“É preciso dar atenção às políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. A instalação de academias ao ar livre, com aparelhos adequados para idosos, é um excelente incentivo à prática de exercícios. Facilitar o acesso às academias, instaladas em praças, ajuda o idoso a cuidar de sua saúde e bem-estar”, destaca Vaz.

A indicação foi apresentada durante a durante o lançamento da campanha “Junho Prata”, que visa ao combate da violação de direitos dos idosos. O evento é uma ação conjunta da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul por meio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, e do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.

“A qualidade de vida desta população está diretamente relacionada à prática de exercícios físicos e o incentivo do poder público. A disposição de academias em praças próximas às residências dos idosos é muito importante para reduzir o risco de perda da capacidade funcional, aumentar a sobrevida e o desempenho cognitivo dos idosos”, afirmou Antonio Vaz.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Antonio Vaz
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro