A diversidade turística no Estado de São Paulo

Artigo escrito por Sebastião Santos, deputado estadual pelo PRB São Paulo

Publicado em 31/03/2016 - 00:00

A capital de São Paulo tem muitos pontos turísticos modernos e contemporâneos, artísticos e monumentos deslumbrantes que encantam e fascinam os moradores da cidade e quem vem de fora para visitação. Conhecida como a capital do trabalho, estudo e vida corriqueira, a capital do Estado sem dúvidas é dos lugares mais requintados para o turismo; no entanto, do outro lado vemos um quadro diferente. Muitas pessoas optam por um momento de lazer e calmaria em família, preferem a natureza, lugares onde possam admirar paisagens naturais por horas e horas, ter contato com animais, pescar, entre outros tipos de prática para aproveitar as férias ou seu tempo livre. Desse ponto vista vemos uma atração turística diferenciada e atraente, conhecida como turismo rural.

O termo turismo rural foi adotado pelo Ministério do Turismo após uma vasta discussão com diversos representantes do setor e tem seu fundamente visando à sociedade, ao território, ao turismo e sua base econômica. Segundo o site que trata de assuntos turísticos (http://ecohospedagem.com) podemos definir este segmento como “conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, acrescentando crédito a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.

Em São Paulo, a atividade rural se encontra nas estâncias hidrominerais, cidades conhecidas por seu circuito de frutas, além das fazendas históricas paulistas. Dentre essas divisões podemos citar alguns locais, como Jaú, onde há lojas de calçados em grande quantidade; como incentivo ao turismo local, todo ano eventos acontecem na cidade, como a Expo Jaú, uma feira agropecuária contendo rodeio, shows musicais e exposição de cavalos manga-larga.

Encontramos no nosso Estado essa diversidade e contraste turístico. Devemos valorizar e investir para melhorias em cada uma delas, tanto as grandiosas vistas nas metrópoles quanto as interioranas, que colaboram para a economia e têm beleza única e sem igual.

*Sebastião Santos é deputado estadual pelo PRB São Paulo

Reportar Erro