Com forte apoio nestas eleições, gestor reforçou liderança política no estado
Publicado em 4/11/2024 - 10:47
Tocantins (TO) – O governador Wanderlei Barbosa, presidente do Republicanos em Tocantins, se destacou como o 5º governador no Brasil com a maior proporção de prefeitos eleitos, alcançando 40% das prefeituras do estado. Ele ficou à frente de nomes como Ronaldo Caiado, de Goiás, com 39%, e Jerônimo Rodrigues, da Bahia, com 12%.
Com uma gestão reconhecida nacionalmente, Wanderlei se diferencia por conseguir unir diferentes forças políticas. Nas eleições municipais, o Republicanos obteve a maior quantidade de prefeitos eleitos em Tocantins, somando 56 prefeitos e 25 vice-prefeitos por todo o estado. Em números absolutos, Wanderlei está em 9º lugar entre os governadores que mais elegeram prefeitos, superando Romeu Zema (Minas Gerais) e Carlos Brandão (Maranhão).
Em nível nacional, Tocantins contribuiu com 12,7% do total de prefeitos eleitos pelo Republicanos, ficando atrás apenas de São Paulo, que teve 18,6%.
“Esses números nos deixam extremamente orgulhosos. Passamos de um único prefeito em 2020 para 56 em 2024, um crescimento que merece ser celebrado. Além disso, também elegemos mais de 300 vereadores e apoiamos outras candidaturas vitoriosas de vice-prefeitos. Nossa base sai dessa eleição fortalecida”, comentou o governador.
Filiações
O crescimento do Republicanos no Tocantins começou com um intenso movimento de filiações. Dos 7.095 registros de candidaturas para prefeituras e câmaras legislativas, 1.193 candidatos estavam filiados ao partido, revelando sua força política sob a liderança de Wanderlei.
O partido lançou 89 candidatos a prefeito, e 63% deles foram eleitos, cobrindo 40% dos 139 municípios tocantinenses. Entre as principais conquistas estão Aparecida do Rio Negro, com Deusimar Amorim, Miracema, onde a prefeita Camila foi reeleita, e importantes cidades no sul do estado como Arraias, Taguatinga, Paranã e Combinado. No norte e na região do Bico do Papagaio, o Republicanos manteve ou conquistou prefeituras como Xambioá e Augustinópolis.
Além das vitórias para prefeito, o Republicanos formou alianças importantes, garantindo diversas vagas de vice-prefeito em coligação com outros partidos da base governista. Entre eles, estão José Nagru, vice em Colinas com Kasarin (União Brasil), Divino José em Araguaçu com Jarbas Ribeiro (PL) e Rosilene em Cristalândia com Big Jow (UB).
Com essa estrutura, o governador Wanderlei Barbosa conta agora com uma ampla rede de apoio em 117 dos 139 municípios de Tocantins, abrangendo mais de 84% do estado.
Texto: Agência Republicana de Comunciação (ARCO)
Foto: Ascom Governo do Tocantins