Republicanos conquista reeleição em Santos e vence em Sumaré e Barueri no 2º turno

Partido também assegurou reeleição do vice-prefeito de Franca (SP)

Publicado em 27/10/2024 - 20:25 Atualizado em 29/10/2024 - 19:05

São Paulo (SP) – No segundo turno das Eleições 2024, realizado neste domingo (27), o Republicanos garantiu a reeleição na prefeitura de Santos e conquistou novas vitórias em Barueri e Sumaré. A sigla também assegurou a reeleição de Everton de Paula como vice-prefeito em Franca (SP).

Santos

Com 55,37% dos votos válidos, o prefeito Rogério Santos (Republicanos-SP), foi reeleito para um novo mandato de quatro anos à frente de Santos, principal cidade da Baixada Santista, derrotando sua adversária Rosana (PL), que alcançou 46,63% dos votos.

Rogério liderou uma coligação de 11 partidos e terá como vice a vereadora Audrey Kleys (Novo). Nascido em 1966, o prefeito é mestre em odontologia e iniciou sua carreira pública em Cubatão (SP), atuando depois como assessor parlamentar e secretário de Governo em Santos.

Em sua gestão de 2021 a 2024, entregou quase duas mil unidades habitacionais, o Novo Quebra-Mar e o Parque Valongo, além de obras na Zona Noroeste e no Centro Histórico. Para o novo mandato, o principal projeto será a construção de um túnel imerso entre Santos e Guarujá, em parceria público-privada, com investimento de R$ 5,6 bilhões. A obra, prevista para ser concluída até 2028, promete reduzir o tempo de travessia entre as cidades, atualmente feito por balsas, que enfrentam congestionamentos frequentes.

Sumaré

O republicano Henrique do Paraíso, de 39 anos, foi eleito prefeito de Sumaré (SP) com 58,22% dos votos no segundo turno, derrotando Willian Souza (PT), que obteve 41,78%. Esta foi a primeira vez que a cidade teve segundo turno, após ultrapassar 200 mil eleitores. Empresário e atual vice-prefeito, Henrique contou com o apoio de uma ampla coligação.

Nascido em Americana (SP), em 1985, Henrique iniciou sua carreira política aos 18 anos como diretor de Cultura e Turismo de Sumaré. Aos 23, tornou-se o vereador mais jovem da cidade e, posteriormente, foi eleito vice-prefeito e suplente de deputado federal. Durante sua gestão municipal, chefiou secretarias de Administração, Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

Barueri

Beto Piteri (Republicanos-SP) foi eleito prefeito de Barueri, na Grande São Paulo, após vencer o segundo turno com 56,48% dos votos válidos, derrotando Gil Arantes (União), que obteve 43,52%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Piteri é natural de Osasco, casado, pai de quatro filhos e avô de dez netos. Formado em matemática e física, iniciou sua carreira política em Jandira, onde foi eleito prefeito pela primeira vez em 1982 e cumpriu mandato até 1988. Voltou a assumir o cargo em 1993 e permaneceu até 1996. Ele também ocupou posições estratégicas, como a diretoria de Planejamento do Metrô de São Paulo e o cargo de subprefeito de Santana em 2007.

Em 2018, foi eleito vice-prefeito de Barueri e, agora, assume o comando da prefeitura.

Franca

O professor Everton de Paula (Republicanos-SP) foi reeleito vice-prefeito de Franca na chapa de Alexandre Ferreira (MDB), com 58,64% dos votos válidos, derrotando João Rocha (PL), que obteve 41,36%. A chapa, chamada “Franca Seguindo em Frente Pronta Para o Futuro,” contou com o apoio de partidos como PP, MDB, Podemos, PSDB/Cidadania, PSD e PRTB.

Entre as principais propostas da chapa para o novo mandato estão a melhoria do transporte público, com a promessa de uma nova licitação. Na área da saúde, Everton de Paula destacou que duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Estadual devem entrar em funcionamento até 2025. Para reforçar a segurança, o plano inclui a instalação de mais câmeras de monitoramento.

Texto e foto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Veja também:

Republicanos dobra número de prefeituras e se consolida como sexta maior força política no Brasil

Republicanos é o partido que mais elegeu prefeitos no Tocantins

Republicanos está no 2º turno em 6 cidades com mais de 200 mil eleitores

Republicanos avança para o segundo turno em Natal e Palmas

Mulheres Republicanas registra crescimento de mais de 100% no número de eleitas em 2024

Eleições 2024: Republicanos possui 53 candidatos a prefeito e vice em cidades com mais de 200 mil habitantes

Reportar Erro
Send this to a friend