Dário Saadi é reeleito prefeito de Campinas com 66,68% dos votos

Prefeito vence no primeiro turno com ampla vantagem sobre os concorrentes

Publicado em 6/10/2024 - 21:27

Campinas (SP) – Neste domingo (6), Dário Saadi (Republicanos-SP) foi reeleito prefeito de Campinas em primeiro turno, com 66,4% dos votos válidos, consolidando sua posição à frente da administração municipal.

Com uma larga vantagem, Saadi derrotou Pedro Tourinho (PT), que alcançou 23,24% dos votos, seguido de Rafa Zimbaldi (Cidadania), que obteve 8,02%. Os outros candidatos, Wilson Matos (Novo) e Angelina Dias (PCO), tiveram desempenhos menores, com 1,88% e 0,19%, respectivamente.

Propostas para o novo mandato

Durante a campanha, Dário Saadi destacou suas principais propostas, focando na ampliação da rede pública de saúde. Ele apresentou um plano ambicioso que inclui a construção de 10 novos centros de saúde, visando melhorar o acesso e a qualidade do atendimento na cidade.

Entre os novos centros, estão previstas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) e um Centro de Diagnósticos e Procedimentos (CDP). Este último, o CDP, deve ser inaugurado em novembro deste ano, segundo o prefeito.

Além disso, Saadi prometeu a ampliação da telemedicina, que já registrou mais de 200 mil atendimentos durante a pandemia, como uma forma de modernizar e agilizar o atendimento à população. Para suprir a carência de profissionais de saúde, ele anunciou também a contratação de mais médicos, especialmente para unidades que enfrentam problemas de superlotação e demora nos atendimentos.

Outro ponto central de seu plano de governo é o transporte público. Dário planeja realizar uma nova licitação para a frota de ônibus elétricos em Campinas. A prefeitura, agora, está buscando financiamento federal para adquirir os ônibus elétricos, que serão disponibilizados à empresa vencedora da licitação, garantindo um transporte mais sustentável para a cidade.

Perfil 

Dário Saadi, 58 anos, é natural de Pedregulho (SP) e tem uma carreira consolidada como médico urologista e político em Campinas. Mudou-se para a cidade em 1982 para cursar Medicina na PUC-Campinas, onde se formou e iniciou sua trajetória profissional no Hospital Municipal Mário Gatti, do qual foi presidente em 1992 e 1993.

Sua carreira política começou em 1992, quando concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador, ficando como suplente. Nas eleições seguintes, foi eleito e reeleito vereador, exercendo quatro mandatos consecutivos e somando 17 anos de experiência no Legislativo de Campinas. Em 2020, Saadi venceu sua primeira eleição para prefeito, derrotando Rafa Zimbaldi no segundo turno com 57,07% dos votos.

Com essa reeleição, Dário Saadi consolida sua liderança política em Campinas e promete focar em melhorias significativas para áreas essenciais da cidade, como saúde e transporte. A continuidade de seus projetos será acompanhada de perto pela população, que espera ver resultados concretos nos próximos quatro anos.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO) 
Foto: Divulgação

Reportar Erro
Send this to a friend