Daniel Guerra é a aposta do PRB para a boa gestão de Caxias do Sul

Daniel Guerra é a aposta do PRB para a boa gestão em Caxias do Sul

Vereador republicano é o pré-candidato do PRB à Prefeitura de Caxias do Sul nas eleições de outubro

Publicado em 4/4/2016 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:54

Daniel Guerra, 43 anos, é formado em Direito e especialista em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Começou a trabalhar ainda muito jovem, aos 14 anos, e galgou importantes cargos em grandes instituições financeiras do país, bem como atuou em movimentos sociais ligados à educação. De 2005 a 2008, atuou como secretário municipal de Turismo de Caxias do Sul (RS) e, atualmente, está em seu segundo mandato como vereador. Em entrevista à Agência PRB Nacional, o republicano relata sua atuação política, suas bandeiras de atuação na câmara municipal, os projetos e estratégias do PRB para as eleições municipais, sua pré-candidatura à Prefeitura e suas expectativas.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – A partir de que momento veio o despertar para a política e por que escolheu o PRB?

Daniel Guerra – O despertar para a política surgiu frente as indignações que possuía com relação ao quadro político que se apresentava na época que ingressei na vida pública. Sempre tive clareza de que para mudarmos o meio em que vivemos, temos que agir e participar como reais agentes da mudança que queremos.

 

Agência PRB Nacional – Quantos mandatos como vereador e quais as bandeiras defendidas na Câmara Municipal de Caxias do Sul?

Daniel Guerra – Estou no segundo mandato consecutivo como vereador. Fui eleito em 2008 com 2.829 votos e reeleito em 2012 com o apoio de 4.036 eleitores. Tenho lutado pelos direitos da população caxiense e por melhorias, principalmente, nas áreas da educação e saúde, onde faço parte das respectivas comissões permanentes na Câmara Municipal de Caxias do Sul.

 

Agência PRB Nacional – O senhor é um grande defensor de ações e políticas públicas que norteiam a educação e saúde. Fale um pouco sobre sua atuação nessas duas áreas.

Daniel Guerra – Apresentei inúmeros projetos desde o meu primeiro mandato, sendo que nos anos de 2013 e 2014, fui o vereador que mais apresentou proposições no legislativo caxiense. Na saúde, destaco, entretanto, o projeto que delimita o tempo máximo de 20 minutos de espera nas unidades de emergências públicas e privadas, também o que obriga a vacinação domiciliar de idosos e deficientes e o projeto que cria o Banco Municipal de Leite Materno. Além disso, sou autor de projetos que institui o Programa “Fila Zero”, para pacientes diagnosticados com câncer, e a realização do Teste da Linguinha. Outra iniciativa propõe a divulgação dos medicamentos oferecidos pela Prefeitura no sítio eletrônico.

Na área da educação, defendo a criação de um sistema de apoio à saúde vocal dos professores e a meia entrada para educadores em estabelecimentos que promovam lazer e entretenimento e estimulem a difusão cultural. Também defendo ações para coibir a violência contra os profissionais da educação e a formação superior em Licenciatura em Educação Física aos professores dessa disciplina na rede pública de ensino. Além disso, sou contra qualquer tipo de material que faça alusão à ideologia ou identidade de gênero nas escolas de Caxias do Sul. Outra iniciativa de minha autoria assegura a reserva de assento na primeira fila para alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Uma outra ação importantíssima é a criação da Central de Intérpretes de Libras e guias intérpretes para surdocegos.

 

Agência PRB Nacional – Sabemos que o trâmite de projetos no legislativo pode levar anos. Alguma proposição de sua autoria já virou lei em Caxias do Sul?

Daniel Guerra – Sim. Tenho vários projetos que hoje são leis aqui em Caxias do Sul. Posso citar a Lei 7.843/2014, que obriga a instalação de captadores e reservatórios de água da chuva para utilização na lavagem de veículos em postos de combustíveis e quaisquer estabelecimentos que possuam esse serviço; e a Lei 7.926/2015, que garante a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos municipais às pessoas cadastradas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Além disso, consegui a garantia, por meio da Lei 7.963/2015, o direito ao aleitamento materno. Também sou autor da Lei 7.856/2014, que proíbe o uso de fogos de artifício projetados para ambientes abertos em ambientes fechados de uso coletivo, os chamados sinalizadores. Posso destacar, ainda, a Lei 7.827/2014, que institui a Semana de Conscientização dos Direitos e Deveres dos Cidadãos e a Lei 7.828/2014, que obriga a identificação em braille dos banheiros destinados ao público em geral.

Além disso, consegui por meio da Lei 7.900/2014, que o Procon a disponibilize em seu site a lista de estabelecimentos com maior número de reclamações. Também sou autor da Lei Complementar 473/2014, que dispõe sobre passagem adequada para gestantes, obesos e usuários de cadeiras de rodas nos caixas dos supermercados. Outra iniciativa, prevista na Lei Complementar 463/2014, garante espaço específico para descarte de embalagens descartáveis nos supermercados. Vale destacar, ainda, a Lei Complementar 497/2015, que obriga unidades de saúde a informar sobre o direito a acompanhantes de idosos e gestantes em trabalho de parto. Outro destaque vai para a Resolução 241-A/2014, que inclui no sítio eletrônico da Câmara Municipal dispositivo que garante o acesso de pessoas portadoras de deficiência auditiva e/ou visual, a todo o conteúdo publicado.

 

Agência PRB Nacional – Quais os principais desafios e carências do município e o que pode ser feito para solucionar tais problemas?

Daniel Guerra Caxias do Sul é uma cidade pujante, destaque no cenário nacional. Infelizmente ainda que tenhamos uma das maiores arrecadações do Estado, o município carece de infraestrutura em virtude da falta de gestão pública, administração eficiente próxima do cidadão, que enxergue as diversas facetas de um município e suas diferentes realidades. Entre os desafios está transformar o município em uma cidade mais humana, com infraestrutura que realmente suporte as necessidades da população na área da saúde e da educação. Infelizmente, Caxias do Sul investe mal o seu dinheiro, priorizando setores que não atendem diretamente as necessidades básicas da população. Para solucionar tais impasses, devem ser feitos investimentos nas áreas que são prioritárias e fundamentais para o desenvolvimento do município e que farão a real diferença na vida da população, diferente da atual administração da cidade, que gasta no supérfluo e não investe no básico e que é prioridade.

 

Agência PRB Nacional – O seu nome já foi confirmado pelo PRB como pré-candidato à Prefeitura de Caxias do Sul. Por que acredita ser tão importante ocupar esse cargo?

Daniel Guerra – Com muita honra, recebi o convite para representar o PRB nas eleições municipais de 2016. Sou pré-candidato à Prefeitura de Caxias do Sul e tenho recebido o apoio da militância local e estadual, de eleitores, amigos, simpatizantes e lideranças dos quatro cantos da cidade. Tenho muita vontade de ser o prefeito de Caxias do Sul e acredito que o município ganhará muito com uma gestão voltada realmente para os reais anseios da comunidade. Vou cumprir o meu mandato como vereador até o final deste ano, o qual atuo com dedicação exclusiva e, com a força da população caxiense, quero iniciar 2017 à frente de um dos mais importantes municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Agência PRB Nacional – Além do seu nome para a disputa pela Prefeitura, o PRB já tem pré-candidatos definidos para a Câmara Municipal de Caxias do Sul no pleito eleitoral de outubro?

Daniel Guerra – Estamos construindo uma forte nominata para a Câmara Municipal de Caxias do Sul. Temos em torno de 30 pré-candidatos, dos quais temos a meta de eleger, pelo menos, três vereadores para a Legislatura de 2017-2020.

 

Agência PRB Nacional – O senhor é vice-presidente do PRB Caxias do Sul. Pode adiantar quais as principais propostas do PRB para o município?

Daniel Guerra – O PRB vem crescendo em Caxias do Sul de maneira surpreendente e tudo isso graças à migração de lideranças locais e da população, que entendem que o nosso projeto para o município é o que melhor atende as necessidades da população. Todos os meses, o PRB realiza reuniões, onde são discutidos os temas atuais, bem como apresentado soluções pela ótica dos republicanos, além de que, avançamos com os assuntos mais relevantes, criando projetos e apresentando na Câmara Municipal ou realizando indicações ao Executivo, sendo que muitos destes projetos já foram aprovados e as indicações acatadas.

 

Agência PRB Nacional – Para encerrar nossa entrevista, qual a mensagem que o senhor deixa para os republicanos caxienses?

Daniel Guerra – Aos amigos republicanos, agradeço o apoio e carinho de todos e dizer que temos o dever e a obrigação de construirmos um novo país, considerando o papel relevante que temos na vida pública e a esperança de mudança que representamos para a população.

 

Por Agência PRB Nacional
Colaborou: Renata Carraro / Ascom – vereador Daniel Guerra

Reportar Erro
Send this to a friend