Respondendo aos usuários

Incentive os seus seguidores a participarem. Peça a eles que comentem, curtam, cliquem e compartilhem suas postagens, isso é muito importante!

Publicado em 1/4/2024 - 08:00 Atualizado em 2/4/2024 - 10:47

Não deixar o usuário falando sozinho nas redes sociais pode parecer simples e o mínimo que se deve fazer, certo?! Mas o que muitas assessorias não entendem é que ao contrário dos sites de notícias, as redes sociais não são canais de mão única. A interação com o seguidor é de elevada importância, bem como a linguagem utilizada.

Imagina um usuário que está precisando muito de informações de como se filiar em seu estado, ou detalhes sobre um projeto de lei, e após longas pesquisas na internet ele encontra sua rede social. Ele entra em contato pelos comentários e fica esperando a resposta, mas ela nunca chega. O que ele faz? Ele guarda uma má impressão, fala mal da sua liderança/estadual/parlamentar para amigos e acaba se filiando a outro partido ou se aliando a outras lideranças locais.

Cada vez mais as pessoas falam e ouvem por meio da internet, o que para o político e ou instituição é uma enorme oportunidade na captura de informações, levantamentos de dados ou pesquisas importantes.

Incentive os seus seguidores a participarem. Peça a eles que comentem, curtam, cliquem e compartilhem suas postagens, isso é muito importante. É um feedback do trabalho que vem sendo desenvolvido. Desta forma, sugerimos que você tome uma postura mais convidativa aos que interagirem: sempre que alguém comentar ou compartilhar uma postagem, pelo menos agradeça e responda ao comentário, por exemplo, com uma nova pergunta. Assim, você mostra a este seguidor que a opinião dele é bem-vinda, consequentemente, ele e os demais se sentirão mais à vontade ao postar, pois sabem que você valoriza a opinião e acompanha os comentários. A partir desse ponto, estabeleca uma rotina para responder sempre aos comentários de seus seguidores no menor tempo possível. Obviamente, nem todos serão passíveis de respostas, mas se conseguir, responda e provoque mais diálogos.

Ao interagir, não automatize as suas respostas. Seja humano e receptivo. Ninguém gosta de conversar com um robô. Para facilitar as respostas de perguntas que acontecem frequentemente, você poderá criar um documento com perguntas frequentes e respostas padrões (FAQ) e ir adaptando a cada usuário, quando elas surgirem.

Evite palavras ou frases complicadas nas respostas. As pessoas interagem mais usando linguagem simples, bem informal.

Modere comentários negativos de usuários apenas quando as críticas contiverem insultos pessoais e palavras de baixo calão. Caso contrário, mantenha os comentários visíveis e, na medida do possível, responda-os. Críticas com respostas passam credibilidade aos usuários. Apagar comentários é uma forma de invalidar a opinião individual e essa ação é capaz de deixar o usuário mais decepcionado. Respeite as opiniões divergentes.

Quando questões polêmicas se estenderem, convide usuários com problemas para conversas privadas, buscando resolver cada uma delas fora de ambientes públicos.

Valorize sempre a participação, com postura educada e evitando utilizar muita formalidade. Se estiver errado, peça desculpas e sempre agradeça as críticas, sugestões ou comentários.

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Fotomontagem: Arquivo Republicanos 

 

Conheça o Espaço do Pré-Candidato Republicano

Na página exclusiva, você encontra modelos de convites, artes para as redes sociais, manual da marca, logos, dúvidas frequentes, guia do pré-candidato republicano, além de orientações sobre a legislação eleitoral e dicas para uma corrida eleitoral de sucesso nas redes sociais e outros. Acesse agora.

Reportar Erro
Send this to a friend