Métricas: extraindo resultados a seu favor

Saiba como oferecer conteúdos mais atraentes aos seus seguidores para conseguir melhores resultados!

Publicado em 10/08/2022 - 15:27

Uma das maiores vantagens das redes sociais é a possibilidade de poder mensurar os resultados de cada ação por meio das métricas. Assim é possível analisar a oportunidade de melhorias, seja para intensificar ações que geram bons resultados, ou realizar ajustes que visam melhorar a performance do seu candidato durante a campanha.

Os cenários mudam a todo momento, ao longo da corrida eleitoral, por isso é recomendável pelo menos a análise semanal das atividades desenvolvidas. No cenário ideal, ela deve acontecer diariamente, ou por períodos (manhã, tarde e noite). Assim, você conseguirá saber quais as estratégias adotadas obtiveram êxito, possíveis crises e quais ações devem ser aperfeiçoadas ou deixadas de lado.

Um controle rígido dos resultados fará com que os objetivos estabelecidos no planejamento possam ser alcançados com precisão.

Fique atento a canais concorrentes, incluindo no seu relatório, o que seus adversários diretos estão fazendo para conquistar o eleitor e as suas falhas, que precisam ser superadas. Comentários de usuários são preciosíssimos para mensurar como está a visão externa do seu assessorado.

Se você não contratou nenhum aplicativo ou software que facilite a extração destes relatórios, vamos esmiuçar, aqui, ferramentas gratuitas presentes nas próprias redes sociais.

Meta Insights

Você pode tirar todo o proveito possível da sua página do Facebook e oferecer os conteúdos mais atraentes aos seus seguidores para conseguir melhores resultados! Com esta ferramenta você saberá dados como a localização dos seus seguidores. Se a maioria dos fãs da sua página mora no Rio de Janeiro, por exemplo, mas o seu candidato é de Alagoas, você está falando com o público errado. Com esta estatística, você consegue corrigir e alcançar o seu público-alvo regional.

No geral, o Meta Insights nada mais é do que uma ferramenta do próprio Facebook (exclusivo para Fan Page), que permite ver detalhes e fazer consultas gratuitas sobre as estatísticas da sua página de fãs. Porém, tais dados só podem ser consultados pelos administradores da página! Sobretudo, graças ao Meta Insights, você pode ver todos as métricas (KPIs) e interações dos usuários com a sua página, para analisar se o que você tem feito na plataforma repercute como esperado.

Além disso, você e sua equipe podem consultar dados gerais da página ou ter dados específicos sobre cada publicação ou até mesmo visualizações de vídeos. Esses detalhes são muito úteis para saber qual é a informação que realmente importa para o seu público e, dessa forma, conseguir oferecer somente o que seus seguidores gostam de ver nos seu canal.

Para ter uma melhor utilidade, você precisa saber quais são os objetivos que quer atingir com a sua estratégia no Facebook e, principalmente, precisa averiguar todas as estatísticas para saber se está indo pelo caminho correto (ou não!). Quanto mais você souber sobre Meta Insights, mais vai saber sobre como sua página está indo. E, com todos os dados sobre a mesa, você conseguirá melhorar a sua estratégia de social media e saber quais decisões precisa tomar.

Veja as 8 estatísticas principais, que você precisa analisar, para ter uma página de sucesso:

1. Visão geral das estatísticas

Para entrar no Meta Insights, é só clicar em “Insights” no menu esquerdo da sua página. Depois de entrar, você vai ter uma visão geral das estatísticas da sua fanpage do Facebook e um resumo das informações mais importantes que você precisa levar em conta para conhecer o desempenho da sua página.

2. Visualizações da página

Aqui você pode ver quantas visitas totais recebeu a cada seção da sua página: o início, cada uma das publicações, as informações em “Sobre”, imagens… enfim. Você também pode ver os dados por gênero, país, cidade e dispositivo. Sem contar que dá pra ver as visitas da linha do tempo e das abas, menções e publicações de outros usuários na página e fontes externas, tais como páginas web, motores de busca ou outros meios como o YouTube ou o Google+.

Dessa forma, no Meta Insights, você vai saber onde cada usuário clicou e as fontes de entrada para sua página, o que lhe permitirá melhorar a sua estratégia nas redes sociais e, especificamente, no Facebook.

3. Ações na página

Nesta estatística, você obterá uma informação concreta sobre o comportamento de seus seguidores. Aqui você encontrará uma lista com o número de cliques em lugares como o site, telefone ou chamada para ação (call to action) que você colocou no topo da fanpage. Além disso, você pode ver todos os dados por idade, sexo, país, cidade e dispositivo.

Isso vai servir para ver quais páginas têm mais cliques registrados, de acordo com o tipo de campanha de conteúdos, ou de anúncios que estão ativas durante o intervalo. Com isso, pode verificar qual foi o interesse das pessoas que clicaram na sua página.

4. Curtidas

Os “likes” são uma das estatísticas que você deve analisar para saber como a sua estratégia de social media está funcionado. No Meta Insights, você pode ver todos as curtidas da página, do período que escolher: intervalos de tempo específicos – como durante um dia de filiação ou quando você lança uma campanha no Facebook, também dá pra ver a evolução histórica ou “likes” líquidos, ou seja, a diferença entre o “curtir” e “deixar de curtir”.

Aqui você saberá de onde veio cada “like”: se a partir da página, dos anúncios, publicações, de dispositivos móveis e outras opções da página. 

Além disso, dá pra ver os likes que cada publicação recebeu e os usuários ativos por mês, semana e por dia. Os gráficos padrão exibem os últimos 28 dias, mas você pode configurar o intervalo de acordo com suas preferências.

5. Alcance

O alcance é o número de pessoas para as quais cada uma das suas publicações foi exibida. Ele também inclui os likes de cada publicação e as reações (“amei”, “haha”, “uau”, etc.), os comentários e quantas vezes eles foram compartilhados. Aqui também mostra estatísticas de quantos usuários clicaram em “ocultar”, “deixar de seguir” ou “denunciar” de cada uma de suas publicações, o que pode lhe dar uma ideia do tipo de conteúdo que funciona com os seus seguidores e quais não funcionam.

Para mais dicas de conteúdo, acesse: Três passos para definir sua linha editorial de conteúdo.

O alcance no Facebook pode ser orgânico, (quando as pessoas viram um post na sua página ou seção de notícias de forma espontânea) ou pago (quando as pessoas entram na publicação que você fez pelos anúncios do Meta Ads).

6. Pessoas

Considero esta estatística entre as mais importantes a se avaliar. Afinal de contas, como você pode conseguir mais seguidores/eleitores se não sabe quem é o seu público-alvo?

É por isso que esta seção é tão importante, porque aqui você vai saber absolutamente tudo sobre seus seguidores, vai ver a porcentagem de homens e mulheres, idade, país, cidade e linguagem de cada um.

Sem contar que também pode ver o número de usuários para os quais suas publicações foram exibidas durante os últimos 28 dias, comparando em relação à porcentagem de seguidores que você tem. E também a porcentagem de usuários que interagiram com as suas publicações em comparação com o número de fãs. A mesma coisa em relação ao país, cidade e língua predominante alcançados.

7. Vídeos

Se você também publica vídeos na sua página do Facebook, você pode ver os detalhes de uma ampla análise dos vídeos enviados à plataforma: não dos links que você compartilha de outras redes e sim dos vídeos nativos do Facebook.

Dessa forma, você pode analisar desde as reproduções de mais de 3 segundos até as reproduções de mais de 10 segundos, o que foi reproduzido por 30 segundos ou as maiores visualizações da sua página. Você também pode extrair dados dos vídeos orgânicos e dos pagos, os de reprodução automática ou com um clique, simples ou de repetição.

Todos os dados que você precisa saber sobre seus vídeos podem ser encontrados nesta parte. Com esses dados, a analise do engajamento das suas publicações com vídeos ficará mais transparente e com isso, poderá saber quais são os conteúdos audiovisuais prediletos da sua audiência. O Facebook ainda lhe dá uma lista com os principais vídeos com os melhores desempenhos!

8. Envolvimento com a publicação

Outro item SUPER importante fica nesta seção. É que aqui você verá quais publicações funcionam melhor (ou pior), em que dias e em qual HORÁRIO os seus seguidores estão on-line!!!

Esta opção também permite que você veja todos os detalhes de todas as suas publicações em um determinado período de tempo. Dessa forma, você pode ver cada uma das suas publicações, o tipo de publicação, a segmentação, o alcance, a interação e se é um post patrocinado ou não. Você também pode ver a média de alcance e a participação.

Além disso, o Facebook/Meta Insights permite adicionar páginas de terceiros para você analisar tudo o que a sua concorrência tem feito. Tais dados vão te dar uma ideia onde seus concorrentes estão e onde está você. Sem contar que você saberá quais ações devem ser executadas e o que você deve deixar de fazer.

O melhor é consultar regularmente estes dados e, em seguida, exportar as suas estatísticas para ter o registro de tudo o que acontece na sua fanpage. Com ele, você pode apresentar relatórios semanais, quinzenais ou mensais para sua chefia e/ou para a equipe.

Para fazer isso, você só precisa clicar no botão “exportar estatísticas” que aparece no menu esquerdo, em “Resultados”, no Meta Insights e salvar em uma pasta em seu computador. Além disso, você pode escolher o intervalo de datas. Finalmente, você vai obter um arquivo Excel com todas as informações. Com todos os dados em mãos, analise-os detalhadamente, detecte padrões de comportamento e veja o que funciona e o que não dá resultados.

Instagram Insights

Atualmente, uma das principais redes sociais utilizadas pelos usuários tem sido o Instagram. Por isso, não poderíamos deixar de falar sobre o Instagram Insights, um recurso da plataforma que vai ajudar você a conferir suas métricas.

O Instagram Insights é uma funcionalidade dentro do próprio Instagram, que permitirá que você obtenha dados sobre: o alcance das suas publicações; o engajamento do público; algumas características da sua audiência; e muito mais.

Para acessar os recursos do Instagram Insights, você deverá ter um perfil comercial no Instagram, plataforma que também é conhecida como Instagram for Business. Se a sua conta for pessoal e não comercial, o processo é muito simples: Basta transformar sua conta como pública no Instagram, ir nas configurações do seu perfil (botão com a roda dentada) e selecionar a opção “Mudar para o perfil comercial”. Em seguida, o Instagram vai exigir que você conecte o seu perfil à página da sua empresa ou à sua marca no Facebook. Pronto, agora seu perfil já é uma conta comercial!

Agora, seu perfil já estará habilitado para acessar o Instagram Insights.

Vale lembrar que, se você acabou de configurar o perfil comercial, pode ser que alguns dados ainda levem um tempo para aparecer. De todo modo, quando tudo estiver atualizado, são estas as métricas que a ferramenta vai mostrar:

1. Número de seguidores e publicações

Mostra o total de seguidores e quantos deles passaram a seguir o seu perfil, assim como o total de publicações e a quantidade de posts que você adicionou no período selecionado .

2. Atividades recentes

Exibe informações sobre atividades, tais como: número de impressões; alcance das publicações; visualizações do perfil; cliques no site; cliques no botão “Ligar”, “Enviar email” ou “Como chegar”, caso estejam habilitados.

3. Seguidores

Aqui é possível extrair dados como:

  •  a porcentagem de homens e mulheres;
  • em qual faixa etária está a maioria dos seguidores;
  • as localizações que concentram a maior parte deles (cidades e países); e
  • os horários e os dias da semana em que eles são mais ativos.

4. Publicações

Nas métricas das publicações, você pode ver como os seguidores estão interagindo com os posts. Para isso, os seguintes dados estão disponíveis:

  • comentários: mensagens que os seguidores deixam nas suas publicações;
  • curtidas: quantidade de vezes em que os usuários deram like no seu post;
  • salvaram: número de vezes em que usuários salvaram a sua publicação em uma coleção privada dentro do Instagram — seja para se lembrar dela ou para vê-la depois;
  • envolvimento: métrica que engloba o número de curtidas, comentários e vezes em que a publicação foi salva;
  • impressões: número de vezes em que a publicação apareceu para os usuários (aparecer mais de 1 vez para o mesmo usuário também conta);
  • alcance: é o número de perfis únicos que viram a sua publicação (aparecer mais de 1 vez para o mesmo usuário vai contar apenas como 1 pessoa alcançada).

Para visualizar esses dados, você pode filtrar de acordo com: o tipo de publicação: fotos, vídeos, posts em carrossel ou todos; e a janela de tempo em que ocorreram as publicações: 7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses, 1 ano ou 2 anos.

5. Stories

Além das impressões e do alcance, esse relatório inclui as seguintes métricas:

  • toques para avançar: quantidade de vezes que as pessoas tocaram na tela para ver a próxima foto ou vídeo;
  • toques para voltar: número de toques para voltar a ver uma foto ou vídeo na sua história;
  • saídas: contabiliza quantas vezes as pessoas abandonaram a sua história;
  • respostas: o Instagram permite que os usuários enviem uma mensagem direta enquanto visualizam uma foto ou um vídeo no Stories, e essa métrica se refere a esse número de respostas;
  • deslizadas: número de vezes em que os usuários fizeram o gesto de deslizar para pular a sua história e assistir a história da próxima conta.

Pronto, com essas ferramentas você conseguirá mensurar seu desempenho e facilitar o seu trabalho diário! Refaça esse ciclo a cada três meses e atualize todas as informações do seu planejamento. Assim, você verá que a curva de crescimento vai passar a ter um amplo retorno e como o seu trabalho será atrelado em objetivos, além de cumpri-los você economizará tempo, que hoje é desperdiçado pelo amadorismo.

 

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO

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