Lidando com fake news

O combate a conteúdos falsos e manipulados deve estar dentro da estratégia de pré-campanha

Publicado em 17/4/2024 - 10:00

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre o impacto das fake news, na tradução: notícias falsas. E sim, em ano eleitoral, a tendência é que a difusão dessas desinformações tenha um aumento. Por isso, o combate a conteúdos falsos e manipulados deve estar dentro da sua estratégia de pré-campanha e campanha.

A prática de disseminar notícias sem apuração, contendo erros ou com informações inverídicas, existe desde que a imprensa é imprensa. No entanto, as fakes news passam a ser consideradas um fenômeno na atualidade por serem definidas como notícias falsas, pensadas intencionalmente, desde a sua criação, para causar desinformação. E o que as diferenciam é a possibilidade de serem divulgadas de modo massivo e de forma ampla na internet.

Dentro de uma corrida eleitoral, as fake news podem influenciar o resultado de votações, ainda mais em pleitos em que a diferença entre o apoio aos principais candidatos é pequena. 

Com a tecnologia cresce o conjunto de instrumentos à disposição para enfrentar esse problema. Entre eles, estão os esforços por aumentar a supervisão e a transparência sobre os algoritmos de seleção de conteúdo nas redes sociais; a filtragem mediante a retirada de postagens, a suspensão ou mesmo o bloqueio de contas que difundem conteúdo desinformativo; além de empresas e instituições especializadas para analisar o fático, verdadeiro e verificável sobre temas importantes.

Caso você, pré-candidato, seja vítima de fake news, a orientação é que seja realizada a denúncia por meio das ferramentas disponíveis em sites, ou nas redes sociais, além do acionamento das vias jurídicas. Como muitos usuários copiam até o layout de sites conhecidos para a disseminação de notícias falsas, a orientação é sempre buscar junto a estes veículos, um espaço para divulgar que aquele conteúdo não é verídico.

Só a informação combate a desinformação! Tenha um plano de contingência pronto para estas situações, com cronograma de ações em mídias diversas. Sempre seja transparente com seu público, o oriente e traga elementos que desmistifiquem a informação inverídica, seja data, o fato do conteúdo ter sido publicado por apenas um veículo de imprensa, ou fatos concretos com detalhamentos que mostrem ao seu eleitor que o conteúdo disseminado é inverídico!

Siga estas orientações e boa pré-campanha!

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO

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