Vinicius Carvalho defende auxílio psiquiátrico a gestantes e mães

Proposta aprovada pelo plenário da Câmara segue para análise do Senado

Publicado em 19/10/2022 - 11:57

Brasília (DF) – Com apoio da Bancada Republicana na Câmara dos Deputados, foi aprovado o Projeto de Lei 130/19, que garante às gestantes e mães, no período pré e pós-natal, assistência psiquiátrica, médica e odontológica. O PL segue para análise do Senado.

O líder do partido, deputado Vinicius Carvalho (SP), lembrou que, durante a gravidez, a mulher passa por incontáveis alterações hormonais, físicas e emocionais que se estendem após o parto. “Recuperar o equilíbrio e se adaptar à nova realidade demanda, para muitas mulheres, não somente tempo, mas auxílio profissional. A matéria é bastante pertinente e, por isso, teve todo o nosso apoio”, justificou.

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a depressão pós-parto é o transtorno mental mais estudado. No mundo, cerca de 10% das mulheres grávidas e 13% das mulheres no pós-parto sofrem de algum problema de saúde mental, principalmente a depressão.

A proposta aprovada altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e determina que hospitais públicos e particulares desenvolvam atividades de educação, conscientização e esclarecimentos a respeito da saúde mental da mulher no período de gravidez e puerpério, período que se estende de 45 a 60 dias após o parto.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend