Deputado Federal Albuquerque contou sobre história de vida e superação e a experiência na política
Publicado em 5/9/2024 - 20:45
Brasília (DF) – Foi ao ar nesta quinta (05), o sétimo episódio do RepubliCast, o podcast do Republicanos. Com o tema Por que eles não desistiram?, o programa recebeu o deputado federal Albuquerque (Republicanos-RR). A entrevista foi ao vivo e mediada pela jornalista e coordenadora da Agência Republicana de Comunicação (ARCO), Helen Assumpção, com o apoio da Fundação Republicana Brasileira (FRB) e da Loja Republicana.
Logo de cara, Helen abordou a participação do parlamentar no quadro que traz histórias compartilhadas por parlamentares do Republicanos, entre elas a do deputado, sobre suas histórias de vida e de superação e os desafios enfrentados durante campanhas para eleições municipais. “É um pouco da minha história, da essência daquilo que eu vivi ao longo da minha vida. Sinceramente, eu não acreditava. Teve mais de 400 mil pessoas de todo o Brasil que comentaram, que curtiram, de que alguma forma, acharam importante um pouco da nossa vida como espelho pra poder vencer os obstáculos. Me senti um popstar, mas com pé no chão. Sou muito positivo”, falou o deputado. A playlist completa com a história do deputado Albuquerque e de outros parlamentares, você encontra no canal do Republicanos no YouTube. CLIQUE AQUI.
Como entrou para a política?
Albuquerque explicou que desde muito cedo, já tinha talento pra ser político, Mas quando trabalhou como concursado na Secretaria de Bem Estar Social do Trabalho de Roraima, teve contato com as demandas do povo e ajudou a convencer dois colegas de trabalho a se candidatarem. “Com três meses, convenci um amigo a ser candidato a deputado estadual. Ele saiu e ganhou a eleição e eu, coordenei a eleição. Em 2010, convidei outro. Ele relutou, mas saiu e perdeu. Isso me trouxe experiência e aprendi muito com esses movimentos”.
Em 2012, Albuquerque se candidatou pela primeira vez, concorrendo ao cargo de vereador em Boa Vista, capital de Roraima. No pleito, conquistou 1.344 votos, mas não foi eleito. Ele contou que antes da eleição, teve uma conversa muito especial que ajudou a passar pelo momento. “Eu tive uma conversa com Deus, e nessa conversa, eu sabia que não seria eleito. Mas eu queria estar ali, tinha que aparecer. Temos que ter determinação na vida pra aquilo que queremos e o preço é alto”, relembrou. Mas em 2016, mais preparado para o desafio, Albuquerque tentou novamente e conseguiu ser eleito com 1.757 votos e reeleito em 2020, com 1.606 votos.
Por que não desistiu?
Ele também explicou como foi o madanto como vereador e nos contou uma história que poderia ter encerrado de vez sua vida pública. “Não foi fácil. Confesso que no primeiro ano de mandato, pensei em desistir. Vinha um sufoco daqueles que nada fazem pra tentar tirar oportunidade de vários proveito. Cheguei ao ponto de tirar do meu pra dar pras pessoas e ainda desagradava todo mundo”, confessou.
Atuação como deputado federal
Eleito como o quinto mais bem votado em todo o estado, recebendo 14.015 votos para deputado federal em 2022, Albuquerque também contou que a princípio, não era candidato a Câmara Federal e que concorreu devido uma conversa que teve com o deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos-RR) para que assumisse a vaga no lugar de outro candidato faltando pouco mais de 2 meses para a eleição.
O republicano falou sobre a atuação no parlamento, e em especial, sobre 2 projetos de autoria própria que segundo ele, são os mais importantes, sobre feminicídio e pesca artesanal. “Temos um problema social grande no Brasil e temos que tratar com responsabilidade. São milhares de mulheres mortas no Brasil por feminicídio. Isso é um crime latente que não fazem nada. É preciso encarar o feminicídio como prioridade nesse país. O Congresso Nacional tem que se debruçar rápido pra que isso possa ser amenizado. O Congresso tem essa dívida com o povo brasileiro. Proteger as mulheres, principalmente, as menos favorecidas. O projeto já está bem avançado e vai virar lei antes sair do mandato. Outro projeto, dá direito aos pescadores artesanais analfabetos a fazerem um teste para tirarem a habilitação para pilotar barco. São 1,5 milhão de pessoas que vivem da pesca artesanal no Brasil e eles só querem trabalhar. Precisamos ter essa sensibilidade”, completou
Por fim, Albuquerque deixou um recado para aqueles que ainda tem dúvidas em disputar uma eleição. “Se você não sabe o que quer, é melhor não ir. se tem dúvida, não vai. Perder teu tempo pra que? Eu preciso acreditar que vou ganhar. Eu vou pra ganhar”. E também agradeceu ao Republicanos pela oportunidade dada. “Esse partido foi uma graça de Deus. Nosso presidente, Marcos Pereira, nosso líder, Hugo Motta. Me sinto protegido por vocês. Estão sempre nos orientando em contexto de parceria. O Republicanos é grande”, finalizou.
Para ver e rever todos os episódios do RepubliCast, acesse a playlist do canal do Republicanos no YouTube: CLIQUE AQUI. Se inscreva e tenha acesso a esse e outros conteúdos do único partido 10 do Brasil.
Você também pode acompanhar todos os programas pelo Spotify.
Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Fotos: cedidas