Mecias de Jesus destina mais de R$ 120 milhões para Roraima

Parlamentar faz balanço dos recursos orçamentários destinados em 2022

Publicado em 23/01/2023 - 09:00

Brasília (DF) – O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) encaminhou em 2022 mais de R$ 120 milhões em emendas para vários municípios de Roraima. O número foi obtido após a realização de levantamento dos recursos orçamentários destinados ao estado no ano passado. Entre as áreas contempladas estão infraestrutura, saúde, educação e habitação.

Segundo o parlamentar, o principal objetivo foi evitar desperdício, aplicando-se os recursos financeiros disponíveis de maneira a se obter o melhor resultado. Ao citar o município do Amajari, por exemplo, Mecias de Jesus mencionou o encaminhamento de recursos para a manutenção dos Centros de Referência que atuam na proteção social básica e especial (CRAS e CREAS), e para a manutenção dos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Em Bonfim, foram empregadas emendas para a manutenção dos serviços das UBS. Já no Caroebe, serão construídas e reformadas pontes de madeira, nas vicinais 07 e 14, bem como a revitalização do canteiro da avenida principal da cidade.

O senador lembrou ainda que o estado de Roraima, por meio de sua iniciativa, foi contemplado com recursos orçamentários, especificamente destinados a serviços de assistência hospitalar e ambulatorial. “A saúde pública do estado sempre será uma prioridade do meu mandato. Não podemos admitir que as pessoas fiquem sem atendimento”, disse.

Normandia recebeu recursos para serem empregados na manutenção dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Com relação a Rorainópolis, no sul do estado, serão feitas a reforma das praças do Equador, Gentil Carneiro, Grêmio, Martins Pereira e Nova Colina, assim como a manutenção dos CRAS e CREAS, manutenção dos serviços das UBS e recuperação de estradas vicinais.

São João da Baliza recebeu emendas do senador Mecias para a manutenção de CRAS e CREAS, recursos também destinados à pavimentação de vias com drenagem e calçadas, das ruas E, B, A, N, São Domingos e Santo Antônio. Já São Luiz do Anauá está sendo contemplado com emendas para a construção de casas populares no bairro Castelo Branco e, ainda, para a manutenção de CRAS e CREAS, centros de referência que atuam na proteção social básica e especial.

No município de Uiramutã será construído o Centro de Referência Especializado de Assistência Social e de um Centro de Referência de Assistência Social, além da manutenção de serviços das UBS, com recursos do senador Mecias de Jesus. “Os Centros são fundamentais para proporcionar ao cidadão o acolhimento, disponibilizando informações sobre direitos e viabilizando acesso a outros serviços, benefícios e programas. No interior do estado esse trabalho é muito importante para que as famílias em vulnerabilidade social não precisem ir até a capital para assegurar seus direitos”, disse o representante de Roraima.

A Universidade Estadual de Roraima recebeu emenda do senador para a construção do bloco de saúde da Cidade Universitária – Campus Boa Vista, e a Universidade Federal de Roraima foi contemplada para a utilização dos recursos na modernização e construção de biblioteca, laboratórios, salas de aula, multimeios, videoconferência e tutorial. “Estamos destinando emendas para as Universidades de Roraima, pois ter uma educação de qualidade faz toda a diferença na vida de quem mais precisa. Queremos proporcionar ao estudante um futuro melhor”, afirmou.

Segundo o parlamentar, os recursos que destinou serão fiscalizados, tanto da parte do município e Governo Estadual, como do Governo Federal. “Todos os anos busco atender as necessidades prioritárias dos municípios, além de acompanhar cada etapa, desde o projeto em análise até o final da obra, pois sei que uma etapa não concluída pelo município pode comprometer todo o recurso e assim inviabilizar a obra que ajudaria muito os moradores da região. Em 2022, foi possível atender mais de 70% do estado com recursos que consegui junto ao Governo Federal”, concluiu.

O senador, em seu balanço, prometeu que em 2023 irá continuar lutando e cobrando do Governo Federal o trabalho de construção do Linhão de Tucuruí, dando sequência ao trabalho de inclusão de Roraima no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Texto: Ascom – senador Mecias de Jesus
Foto: cedida 

Reportar Erro
Send this to a friend