Marcos Pereira destaca avanços e desafios da Reforma Tributária no Conexão Brasília

Programa semanal é exibido pela RFTV

Publicado em 18/12/2024 - 22:00

Brasília (DF) – O presidente nacional do Republicanos e deputado federal Marcos Pereira (SP) fez uma análise do texto da Reforma Tributária aprovada pela Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (17), no programa Conexão Brasília, transmitido pela RFTV. O texto, que agora segue para sanção presidencial, foi elogiado pelo parlamentar.

Para Marcos Pereira, a reforma representa um avanço significativo na simplificação do sistema tributário brasileiro, reconhecido como um dos mais complexos do mundo. “A Reforma Tributária é necessária, é meritória, é importante e vai sim simplificar o ambiente de negócios e melhorar a competitividade das empresas instaladas no Brasil. Empresa gera emprego e renda, e quem faz isso é o setor produtivo. Até então, o Brasil tem o pior sistema tributário do mundo. Portanto, a reforma é importante sim e é meritória”, afirmou.

Alíquota

Apesar dos avanços, Pereira destacou que o texto vem recebendo críticas recorrentes com relação a alta alíquota prevista, que pode ultrapassar 28%. Ele explicou que essa elevação se deve às inúmeras exceções incluídas na proposta, o que desrespeitou a trava inicial de 26,5% estipulada pelo Congresso Nacional.

“Se mantida, será a maior alíquota do mundo. No entanto, essa distorção precisa ser corrigida no futuro breve, e não pode demorar”, pontuou o deputado.

Apesar da ressalva, Pereira destacou que o texto aprovado é o melhor possível diante da complexidade do sistema brasileiro e da diversidade do país. “O Brasil é muito complexo, tem dimensões continentais e enorme diversidade. Esse texto foi o que foi possível e, como advogado e conhecedor do Direito Tributário, não tenho dúvidas de que será muito melhor do que o sistema que temos hoje”, concluiu.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO) 
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Reportar Erro
Send this to a friend