Republicanos registra recorde de candidaturas nestas eleições

O número de candidatos que irão concorrer ao cargo de deputado federal dobrou

Publicado em 18/08/2022 - 11:47

Brasília (DF) –  A largada oficial para a disputa eleitoral começou na última terça-feira (16). Nestas eleições, 1.445* republicanos irão concorrer aos cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal, estadual e distrital, colocando o Republicanos como o terceiro partido que mais apresentou candidaturas em todo o país.

O número de candidatos que irão disputar uma vaga na Câmara dos Deputados dobrou se comparado com a última eleição majoritária. No total, serão 520. Em 2018, foram 259.

A corrida para o Senado também traz novidades. Este ano, um terço das 81 cadeiras estão em disputa. O partido lançou 5 candidatos: Hamilton Mourão (RS), Damares Alves (DF), João Campos (GO), Mariana Carvalho (RO) e Erick Musso (ES).

Nas assembleias legislativas, 861 republicanos concorrem ao cargo de deputado estadual, e na Câmara Legislativa do Distrito Federal, 25 candidatos disputam uma vaga.

Em 2018, a eleição aos governos estaduais teve 202 candidatos registrados oficialmente em todo o país. Este ano, serão 223. O Republicanos concorrerá ao cargo em 3 estados e em outros 5 fará parte da chapa como vice.

Em São Paulo, Tarcísio de Freitas concorre ao Palácio dos Bandeirantes. Disputam à reeleição, Carlos Moisés, em Santa Catarina, e Wanderlei Barbosa, no Tocantins.

 Mulheres

A participação feminina também cresceu nas disputas eleitorais deste ano. Em 2018, o partido registrou 278 candidatas. Este ano, foram 472. Com destaque para as republicanas Damares Alves e Ana Coelho. Ana, é candidata a vice-governadora na Bahia. Caso, seja eleita poderá se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo no estado. Já Damares e Mariana Carvalho são as únicas mulheres a disputarem uma vaga ao Senado pelo partido.

Campanha

Este ano, a campanha será mais curta. Serão 47 dias até o primeiro turno, marcado para 2 de outubro. Em 2018, foram 50 dias. Nas eleições anteriores, a média era de 90 dias, incluindo os materiais divulgados em rádio e TV.

Mais de 156 milhões de brasileiros irão às urnas nestas eleições. São 8,5 milhões de eleitores a mais que em 2020, ano de pleito municipal.

*Os dados foram retirados do DivulgaCand do TSE no dia 31.8.2022. Podem sofrer alterações caso ocorram cancelamento ou substituição de candidaturas. 

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO

Reportar Erro
Send this to a friend