Máfia do Futebol: CPI aprova requerimento de Marinho para ouvir José Hawilla da Traffic

Como convidados, serão ouvidos o jornalista Juca Kfouri e o senador Romário

Publicado em 26/4/2016 - 00:00

marcio-marinho-prb-ba-cpi-futebol-aprova-requerimento-marinho-para-ouvir-jose-hawilla-da-traffic-foto-douglas-gomes-27-4-2016
Como convidados, serão ouvidos o jornalista Juca Kfouri e o senador Romário

Brasília (DF) – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia do Futebol aprovou três requerimentos do líder do PRB na Câmara, deputado Márcio Marinho (BA), nesta terça-feira (26). O republicano convocou o empresário José Hawilla para prestar esclarecimentos à comissão sobre a prática de pagar propinas por contratos de direitos de transmissão de competições oficiais e convidou o jornalista Juca Kfouri e o senador Romário, presidente da CPI do Futebol do Senado, para comparecerem a audiências públicas na CPI.

Na avaliação do líder, há indícios de que José Hawilla está diretamente envolvido nos escândalos de corrupção. “A investigação global, que resultou na prisão de altos dirigentes da FIFA, inclusive atingindo o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, passa por contratos de transmissão firmados por José Hawilla – advogado, jornalista e empresário brasileiro -, proprietário da Traffic, empresa especializada em marketing esportivo”, disse Marinho.

Réu confesso no processo, Hawilla revelou à Justiça Americana que, desde 1991, tem a prática de pagar propinas por contratos de direitos de transmissão de competições oficiais. De acordo com o deputado, documentos apontam que o dono da Traffic selou contratos de direitos de transmissão de competições como Copa América, Copa Ouro e Copa do Brasil, além de patrocínios à Seleção Brasileira, por meio dessa prática.

Outro depoimento que poderá ajudar a elucidar a máfia por trás do futebol brasileiro, no entender do deputado Marinho, é o do jornalista Juca Kfouri, um dos mais conceituados profissionais do jornalismo esportivo. “Há muito tempo ele alerta sobre a corrupção que permeia a grande paixão nacional, o futebol. Publicou artigos sobre a “Máfia da Loteria Esportiva”, bem como todo o processo de corrupção que envolveu a alta cúpula da CBF. Tudo isso sem se intimidar com perseguições vindas de vários cartolas, que o tinham, e ainda o têm, como inimigo. Seus conhecimentos jornalísticos, sua credibilidade e sua imparcialidade certamente trarão maior lucidez aos trabalhos desta CPI”, defende Marinho.

No mesmo sentido, o líder considera o depoimento do senador Romário de grande valia, já que ele foi eleito presidente da CPI sobre o mesmo tema no Senado Federal. “Mesmo que a CPI do Futebol do Senado ainda não tenha concluído seus trabalhos, o extenso material resultante das investigações enriquecerá o testemunho do senador Romário e o compartilhamento dessas informações certamente incrementará o desempenho dos trabalhos desta comissão”, acrescentou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend