Colegiado investigará atos extremistas contra Três Poderes, realizados no último 8 de janeiro
Publicado em 25/5/2023 - 15:07
Brasília (DF) – A Comissão Parlamentar Mista de Investigação (CPMI) que vai investigar os atos do 8 de janeiro foi instalada em sessão na manhã desta quinta-feira (25), no Senado Federal. O deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) serão os membros titulares do colegiado, e o deputado Roberto Duarte (Republicanos-AC) e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), os suplentes.
Nesta primeira reunião, o deputado Arthur Maia (União-BA) foi eleito presidente do CPMI e a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), a vice-presidente. O plano de trabalho será apresentado pela relatora na próxima reunião, que acontecerá na próxima quinta-feira (1). Os trabalhos de CPIs podem durar 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias – ou seja, a comissão pode durar até seis meses.
Saiba mais
No dia 8 janeiro deste ano, vândalos invadiram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. Eles destruíram móveis, equipamentos de trabalho e vidraças, além de destruírem inúmeras obras de arte. A CPMI pretende investigar os mandantes e financiadores do ato.
Texto: Fernanda Cunha com edição de Mônica Donato, Ascom – Liderança do Republicanos
Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados